A hipertensão arterial é uma condição que afeta inúmeras pessoas em todo o mundo. No Brasil, mais de 30% das pessoas possuem a doença, que ocorre quando a pressão do sangue na parede dos vasos se eleva e dica acima do parâmetro que é considerado normal e saudável. Mas quais os sintomas de uma crise de pressão alta?
Muitas pessoas já passaram por uma crise de pressão alta e sequer perceberam. Normalmente, essas crises atingem indivíduos que já possuem o diagnóstico e hipertensão ou aquelas pessoas, com o problema e não sabem, por isso, não utilizam nenhum medicamento para controle da condição. Dentre os sinais que surgem durante uma crise de pressão alta, é possível destacar a cefaleia, tontura e palpitação. Mas existem outros sintomas que você deve ficar atento.
O que é uma crise de pressão alta?
A crise de pressão alta é um problema que se caracteriza pela elevação da pressão do sangue na parede dos vasos que, quando não é controlada, pode ocasionar diversos danos. De uma forma geral, esse problema surge quando a pressão arterial está acima de 180/110 milímetros de mercúrio. Porém, quanto mais alto for o valor da pressão arterial, mais grave é a crise.
Geralmente, esse tipo de problema atinge indivíduos que não tratam a hipertensão adequadamente, seja por negligência ou por não saber que possui o problema. Geralmente, o problema surge devido ao paciente não ingerir os medicamentos corretamente, não saber que possui o problema ou não tomar o medicamento adequado para a sua condição.
Quais os sintomas de uma crise de pressão alta?
Além de não surgirem com frequência, os sintomas de uma crise de pressão alta são muito semelhantes aos sintomas de outras condições, o que faz com que muitas pessoas ignorem esses sinais. Veja abaixo quais são eles:
Dor no peito
Pessoas hipertensas possuem maiores chances de desenvolver um infarto, que possui como principal sintoma a dor no peito. Porém, nem sempre a dor no peito estará associada a problemas com o coração. Para que você possa diferenciar, é necessário ficar atento à intensidade e duração. Mas, de forma prática, você deve se preocupar quando o desconforto surgir na forma de um peso, aperto ou opressão no peito, que dura aproximadamente dez minutos e não melhora quando você se movimenta ou toma remédios.
Dor na nuca
Nesse caso, é possível que você sinta uma pressão ou dor na nuca, de modo localizado. Esse é um sintoma bastante sugestivo para hipertensão, pois pouquíssimas doenças apresentam esse tipo de incômodo.
Cefaleia
A dor de cabeça pode surgir devido a inúmeros motivos, porém, quando ela surge constantemente, é preciso ficar atento, pois isso pode sugerir que a pressão do sangue está ficando alta por muito tempo.
Tontura
Quando a pressão está muito alta, é possível que o oxigênio não cheque até a região do cérebro, o que pode fazer com que o indivíduo fique tonto e perca o equilíbrio.
Zumbido no ouvido
Essa é outra condição que surge devido à falta de circulação, nesse caso, o bloqueio ocorre na região do ouvido interno, desencadeando o zumbido.
Outros sintomas de uma crise de pressão alta são: fraqueza, palpitações, visão embaçada, sangramento nasal, náuseas e pontos de sangue nos olhos.