Nosso intestino possui bactérias, fungos e vírus que convivem em harmonia e de maneira equilibrada, e são fundamentais para o bom funcionamento. Mas, em algumas situações específicas, as bactérias se proliferam de forma desordenada gerando transtornos. Por isso que hoje, nós vamos indicar os sintomas de bactéria no intestino e como tratar.
Primeiramente, identificamos como disbiose, o desequilíbrio das bactérias no nosso intestino e que podem gerar bastante desconforto para a pessoa.
Quais as bactérias que podem estar presentes em nosso organismo?
A flora intestinal é composta por bactérias de 4 filos específicos, que se estiverem desequilibrados, podem causar sintomas diferenciados. São eles:
- Prevotella: são bactérias que se alimentam especificamente de carboidratos, fibras e açúcar;
- Bacteroides: se alimentam de proteínas e gorduras saturadas. Assim, em situações de desequilíbrio, causam infecções e doenças inflamatórias;
- Lactobacillus: se alimentam de alimentos gordurosos saturados e poli-insaturados. Em desequilíbrio, pode fazer com que a pessoa ganhe peso;
- Escherichia coli: entra no organismo a partir de alimentos e água contaminados, e podem causar infecções intestinais. É, portanto, a maior causadora daquilo que chamamos de virose;
- Bifidobacterium lactis: ingeridos a partir de alimentos probióticos, ajudam na digestão, produz vitaminas e aumenta a defesa da flora intestinal;
- Clostridium difficile: são ingeridos a partir de alimentos contaminados, podendo causar doenças gastrointestinais.
Veja que muitas bactérias existentes no intestino, contribuem para a manutenção da flora intestinal. Mas os problemas surgem quando alguma bactéria se prolifera sem explicação própria, ou quando ingerimos alimentos que possuem bactérias que não fazem parte da microbiota intestinal.
Quais são os sintomas de bactéria no intestino?
Iremos na sequência, indicar os sintomas de bactérias que afetam a microbiota intestinal, e assim causam doenças. Assim, os sintomas ocorrem em até 3 dias depois de consumir alimentos contaminados. A intensidade da infecção intestinal é variável de pessoa para pessoa, dependendo da idade, da imunidade, bem como do tipo de bactéria que tenha causado a infecção.
Entre os principais sintomas, tem-se:
- Dores e cólicas abdominais;
- Diarreia;
- Vômito;
- Gases intestinais;
- Perda de apetite;
- Febre, em algumas situações.
Estes sintomas podem se apresentar de forma isolada ou em conjunto, dependendo da saúde da pessoa.
Como é feito o tratamento para a infecção intestinal?
Normalmente o tratamento envolve ações para aliviar os sintomas da infecção intestinal:
- Permanecer em repouso;
- Beber líquido em grande quantidade;
- Fazer pequenas refeições leves. Entre os alimentos permitidos tem-se: arroz branco, carnes brancas, reduzir a quantidade de temperos, tomar sucos coados, entre outros.
Não é recomendado que a pessoa tome remédios para reduzir a diarreia, pois assim, não permite que a bactéria seja eliminada. Se os sintomas não reduzirem num período de 2 dias, procure orientação médica, para inserir antibióticos, para reduzir a infecção, além disso, é recomendado que sejam introduzidos remédios probióticos para fazer a reposição da flora intestinal, e conseguir regular o intestino.
Procure sempre se manter hidratado. Se você não conseguir tomar água, deverá ir ao médico para tomar soro, e assim, fazer reidratação venal. Então, cuide de sua saúde, e tenha a redução dos sintomas de bactéria no intestino, com maior facilidade.