Saiba quais os principais sintomas de endometriose e como cuidar da condição. Uma coisa a saber: esta doença não provoca necessariamente sintomas. No entanto, em muitos casos, ela se manifesta por períodos tão dolorosos que se tornam incapacitantes: isso é chamado de dismenorreia. Geralmente, é o primeiro sintoma em adolescentes. Portanto, tome cuidado, se houver dor pélvica intensa e que:
- impeça de fornecer esforço físico moderado (por exemplo, carregar uma sacola de compras);
- force a ficar na cama durante a menstruação, mesmo que isso signifique faltar às aulas;
- não são aliviados pelo paracetamol.
Finalmente, e embora seja mais rara, essa dor intensa também pode causar desmaios.
Quais são os outros sintomas da endometriose?
Embora a dor, em todas as suas formas, seja certamente o sintoma mais comum da endometriose, existem outras manifestações possíveis. Entre eles, lembre-se especialmente:
- sangramento fora de seu período;
- a presença de sangue na urina e/ ou fezes;
- sangramento retal;
- menstruação intensa, principalmente no 3º ou 4º dia do ciclo;
- distúrbios gastrointestinais (por exemplo, constipação, diarreia, náuseas);
- ciclos menstruais irregulares;
- fadiga crônica;
- irritabilidade, o que é perfeitamente compreensível, dados os sintomas sofridos;
- dificuldade de engravidar.
Quando consultar?
É normal sentir muitas dores durante a menstruação? Claro que não ! Esse equívoco já causou muitos danos. É certo, portanto, que muitas mulheres sofrem de várias doenças durante seus ciclos, mas permanecem leves: não há nada normal ser “dobrado ao meio” durante cada ciclo menstrual (ou quase).
Nesse tipo de situação, por conseguinte, você deve sempre consultar um médico! Você está hesitando porque tem dificuldade em avaliar sua dor ou a de sua filha? Ou porque você não está com dor, mas tem outros possíveis sintomas da doença? Em caso de dúvida, consulte como precaução: mesmo que a dor seja o sintoma mais comum da endometriose, ela não é sistemática.
Na melhor das hipóteses, você ficará mais tranquilo. Na pior delas, portanto, você será atendido rapidamente, o que ajudará a prevenir complicações da endometriose, como problemas de fertilidade.