A alergia em bebês é muito comum, já que a pele deles ainda é muito sensível e tem mais facilidade para infeccionar. A sensibilidade da pele faz com que ela esteja sujeita à irritação com uma frequência maior do que a pele adulta, por exemplo. Seja por causa do tecido de uma peça de roupa, seja pelo calor, os sintomas mais comuns da alergia em bebês são as manchas vermelhas, coceira e mudança de textura na pele.
Como incomoda bastante o bebê, saiba que é importante procurar um pediatra quando notar que os primeiros sintomas estão aparentes na pele, pois esse médico especializado em saúde infantil indicará o possível motivo que levou à infecção. Desse modo, o tratamento será iniciado o quanto antes para amenizar os sintomas.
Principais sintomas e causas de alergia em bebês
Para entender quais os principais sintomas de alergia em bebês, saiba que é importante relacionar as causas a eles, já que cada ocasião leva ao surgimento de sintomas diferentes. Portanto, confira o que causam os principais materiais alergênicos em bebês:
Sintomas do calor
O calor é uma das principais causas de alergia, pois o uso de muitas roupas ou a exposição excessiva ao sol irrita a pele. Desse modo, a alergia aparece por meio de sintomas como bolinhas vermelhas no pescoço, abaixo dos braços e na região da fralda que podem causar coceiras.
Nesse caso, vista o bebê com roupas indicadas para a temperatura em que ele está situado, dando preferência para tecidos mais leves. Ademais, caso esteja muito alta a temperatura, ligue um ventilador para deixar o ambiente um pouco mais ameno para seu filho.
Sintomas de alergia por tecidos
Outra causa principal de alergia em bebês é o uso de tecidos, visto que alguns materiais podem apresentar sintomas alérgicos no seu filho como náilon e outras fibras sintéticas, por exemplo, já que impedem a pele de ter uma respiração adequada.
Nesse caso, é muito importante fazer a identificação do tecido que está causando os sintomas de alergia para não vestir essas peças de roupa. Sendo assim, opte pelas roupas de algodão que, além da maciez, é um material que previne o aparecimento de bolinhas por causa do calor excessivo.
Agentes químicos
Por fim, os agentes químicos também causam alergia em bebês, portanto, produtos como talco, shampoo, hidratante e amaciante de roupas podem causar irritação na pele sensível dos pequenos e causam coceira que, por sua vez, deixam a pele ainda mais irritada.
Nesse caso, saiba que é importante manter atenção à pele do seu filho depois de vestir uma roupa recém lavada, principalmente. Em casos de alergia, evite usar os produtos químicos que podem ter causado os sintomas de alergia no seu filho. Por isso, uma boa opção para lavar as roupas e não causar alergia em bebês é usar o sabão neutro.
Sendo assim, fique atento aos sinais que seu bebê pode dar, e leve a um pediatra, caso desconfie.