Existem diversas doenças que atingem a visão, e dentre aquelas que surgem quando as pessoas estão em idade mais avançada está a catarata. Veja aqui quais os principais sintomas da catarata e saiba tudo o que você precisa saber sobre esse problema.
A catarata quando não tratada, pode deixar o indivíduo cego, mas ao realizar o tratamento essa complicação é evitada, pois essa uma das principais causas de cegueira passíveis de reversão no Brasil.
O que é catarata?
Antes de entender quais os principais sintomas da catarata é necessário saber do que esse problema se trata. Afinal, o que é catarata? Bom, com o passar do tempo é comum que as pessoas envelheçam e, concomitantemente, nos olhos também há um processo de envelhecimento que é denominado presbiopia.
Dentre dos olhos há o cristalino, que é como se fosse a lente dos olhos. Quando ocorre a presbiopia o cristalino perde sua elasticidade, isso é inevitável e todas as pessoas terão isso em algum grau. Então, após esse processo surge a catarata. Além de o cristalino perder sua elasticidade ele fica opaco.
Essa opacidade faz com que a luz não penetre bem nos olhos. Prejudicando a visão e, por consequência, limitando o indivíduo na realização de algumas atividades. Veja a seguir os sintomas da catarata:
Quais os principais sintomas da catarata?
Os sintomas surgem após algum tempo, por isso, ela é uma doença silenciosa, seus sintomas vão aparecendo progressivamente, sendo que no início são mais leves e, com o passar do tempo, a pessoa passa a apresentar dificuldades para enxergar e a sentir alguns incômodos na região ocular.
Os principais sintomas da catarata são: diminuição da visão ou dificuldade para enxergar, visão embaçada e turva, visão dupla, dificuldade para realizar leituras, dirigir e andar, fotofobia, alterações recorrente no grau dos óculos, visão com alguns pontos de luz, dificuldade para realizar as atividades do dia a dia devido aos problemas para enxergar, visão escurecida, dentre outros.
Tratamento de catarata
Não é possível tratar catarata com medicamentos ou colírios e, quando a doença se instala, também não adianta utilizar óculos, pois, de todo modo, a opacidade da visão irá te impedir de enxergar bem. Portanto, o único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia.
O processo cirúrgico para tratar catarata não é complexo, além de ser rápido, seguro e livre de dores. A cirurgia é feita com anestesia local em que o cristalino é substituído por uma lente artificial denominada lente intraocular. Após a cirurgia o paciente pode ir para casa sem a necessidade de internação, basta apenas seguir as orientações do oftalmologista.
Caso a catarata tenha atingido os dois olhos, é necessário agendar a cirurgia do outro olho para outro momento. Além disso, nem todas as pessoas estão livres do uso dos óculos após a cirurgia.
Se você possui catarata ou suspeita que possui esse problema por apresentar alguns sintomas, procure um oftalmologista para que ele possa realizar o diagnóstico e, dessa forma, o problema se resolva o quanto antes.