Você sabe quais os primeiros sintomas de gravidez? Para quem nunca teve filhos, eles podem ser um pouco confusos. Veja neste artigo do Brasil 123, como identificá-los e ter certeza ou não se está grávida
Quais os primeiros sintomas de gravidez
Há alguns fatores que devem ser considerados na hora de constatar ou não. Pois quando a mulher deseja muito estar grávida ela tende a confundir sintomas e até mesmo imaginar senti-los sem os ter, é a chamada gravidez psicológica.
Assim, em alguns casos, o ideal é que sejam feitos exames para comprovação.
Mas em condições psicológicas normais, é possível sim identificar a gravidez logo no início.
1º sintoma – Mamas
Alguns estudos apontam que as alterações mamárias começam a partir da fecundação, ou seja, no dia que a mulher fica grávida, já é possível notar que a textura e o formato das mamas mudam, causando :
- enrijecimento
- pigmentação acentuada na aréola
- dor à palpação
- aumento de volume
Estes sintomas, no entanto, são muito confundidos com os sintomas pré menstruais, por esta razão as mulheres confundem com sintoma de gravidez.
2º sintoma – Dor e escape de sangue
O 2º sintoma, também poderia ser o primeiro, pois há relatos de que no ato da fecundação a mulher sinta uma fisgada na região do baixo ventre.
Para quem tem uma percepção mais apurada, consegue sentir a liberação do óvulo pelo ovário, estas mulheres também conseguem sentir quando fecundados e fixado na parede do endométrio. Assim, quando este processo ocorre, é comum que aconteça o escape de uma pequena quantidade de sangue, em um tom mais marrom, é a nidação acontecendo.
3º sintoma – Sono demasiado
Logo nos primeiros dias de gestação, é comum a mulher ter uma carga de sono sem explicação, nos locais e horários mais inapropriados.
Não se sabe ao certo, mas alguns hormônios causam este sono desproporcional.
Sono ao acordar após uma noite bem dormida, sono no meio do dia, sono inexplicável, são considerados sim, sintomas iniciais de gravidez.
4º sintoma – Cansaço
Desencadeado pelo sono, o cansaço também está presente de forma inexplicável para quem acaba de ficar grávida.
Este cansaço acomete sem precedentes, ou seja, falta disposição para as tarefas simples e rotineiras.
5º sintoma – Fome
Nas primeiras semanas de gravidez é possível notar um paladar mais sutil, a famosa “boca boa” para comer.
Comidas simples, do dia a dia passam a ter um sabor muito mais especial, o apetite fica voraz, e dessa forma, é possível notar um aumento na quantidade e na frequência de refeições feitas ao longo do dia.
6º sintoma – Alterações de humor
Logo após a nidação, uma enxurrada de hormônios toma conta do corpo da mulher, deixando-a mais sensível, acarretando em choros inexplicáveis, irritação desproporcional e sensibilidade à flor da pele constantemente.
Os sintomas emocionais são:
- choro sem motivo
- tristeza profunda
- introspecção
- oscilação de humor ao longo do dia
São muitos os sintomas que podem caracterizar que a mulher se encontra em estado gestacional, alguns nem tão comuns ou fáceis de se identificar, saindo dos clássicos enjoos, atraso menstrual e sono.
Este artigo é a título de conhecimento, então sempre que estiver na dúvida faça exames e procure um serviço de saúde.