Em um país tropical, como o Brasil, é bastante comum encontrar dias ensolarados na maior parte das regiões em boa parte do ano. Mas ficar exposto ao sol pode ser prejudicial à saúde, especialmente para a pele. Leia este post e entenda quais os perigos do sol em excesso para a pele.
O sol emite os raios ultravioletas, os famosos raios UVA e UVB, esses raios, quando entram em contato com a pele por um tempo prolongado, danificam a saúde. Isso porque eles possuem a capacidade de penetrar a pele de forma profunda, alterando as células, além de possuírem um efeito cumulativo.
Mas como esse efeito cumulativo funciona? Bom, se você se expõe ao sol durante os primeiros dez a vinte anos de vida, as chances de que você apresente problemas na pele quando ficar adulto ou idoso são maiores.
Quais os perigos do sol em excesso para a pele?
A pele é responsável por revestir todo o corpo humano, sendo assim, ela é considerada o maior órgão do corpo e também o que mais enfrenta as consequências da exposição solar excessiva. Veja abaixo quais os perigos do sol em excesso para a pele e entenda porque é preciso tomar cuidado.
Queimaduras
O primeiro problema que a exposição ao sol de forma excessiva causa na pele são as queimaduras. Ficar muito tempo exposto ao sol deixa a pele com aspecto ressecado e enrugado, o que faz com que ela descasque. Apesar de a pele adquirir um espessamento com isso, ela fica ainda mais fraca, logo, você se machucará de forma muito mais fácil.
Envelhecimento precoce
Nos últimos anos, com o crescimento das clínicas de estética e beleza, muito se tem ouvido falar em envelhecimento precoce e nas formas de se prevenir desse problema. E uma das grandes formas de prevenção é não se expor ao sol.
Isso porque os raios solares danificam o DNA das células, aumentam os radicais livres e diminuem as fibras colágenas. Tudo isso contribui para que a pele fique com um aspecto mais envelhecido, podendo, inclusive, apresentar rugas.
Manchas
Hoje, é muito comum encontrar pessoas que buscam a todo custo eliminar manchas da pele, especialmente do rosto. Mas o que muitas pessoas não sabem é que as manchas da pele podem ser causadas pela exposição ao sol de forma excessiva, uma vez que elas podem surgir como uma resposta da pele a essa exposição, visando a sua proteção.
Câncer de pele
As pessoas ficam um pouco assustadas quando se fala em câncer, mas o câncer de pele é uma realidade para muitas pessoas, e uma de suas principais causas é a exposição excessiva ao sol.
Talvez aquela mancha ou pinta que surgiu em sua pele pode contribuir para a ocorrência de um problema maior no futuro, especialmente se você possui pele, olhos e cabelo claros e se expõe muito ao sol. Pois a pele mais clara é mais sensível.
Agora você já conhece os problemas da exposição solar excessiva. Então, não deixe de se prevenir usando sempre protetor e evitando ficar muito tempo sob o sol.