Nos últimos anos as pessoas passaram a consumir cada vez mais alimentos processados, com o advento dos aplicativos de comida que entregam lanches prontos no conforto de casa isso ficou ainda mais comum. No entanto, todo esse conforto fez com que as pessoas ficassem cada vez mais obesas. E quais os perigos da obesidade?
A obesidade leva os indivíduos a desenvolver uma série de outras doenças, pois o excesso de peso faz com que diversas funções do organismo fiquem desreguladas. O excesso de peso faz com que a gordura no organismo aumente, leva ao aumento de glicose no sangue, aumenta a pressão arterial e provoca a diminuição do metabolismo, fazendo com que o indivíduo realize as atividades do dia a dia com mais dificuldade. Veja abaixo quais são os perigos da obesidade e por que é necessário tomar cuidado com o sobrepeso.
Quais os perigos da obesidade?
A obesidade é uma condição de saúde que acomete cerca de 41 milhões de indivíduos no país, por isso, é necessário tratar e prevenir a ocorrência dessa doença, pois, ela contribui para o surgimento de diversos outros problemas de saúde. Veja abaixo quais são os perigos que a obesidade pode causar:
Hipertensão
O aumento da pressão arterial é um dos principais perigos provocados pela obesidade. A maioria das mulheres e homens que possuem hipertensão está acima do peso, e quando a hipertensão não e tratada ela pode desencadear inúmeros outros problemas de saúde, como: infarto, AVC, problemas renais e problemas cardíacos.
Uma das causas que faz com que a pressão arterial aumente devido à obesidade é que o sobrepeso faz com que a taxa de gordura no sangue aumente. Com a taxa de gordura na corrente sanguínea aumentada, há maiores chances de que as gorduras se acumulem nas paredes dos vasos. Isso faz com que o sangue aumente sua pressão para chegar ao coração, resultando em aumento da hipertensão arterial.
Diabete
A obesidade também é um dos principais motivos para ocorrerem problemas como o diabete. A maioria das pessoas que são obesas possuem diabete. Pois o consumo de alimentos em excesso faz com que as taxas de glicose no sangue aumentem. Especialmente porque grande parte das pessoas que estão acima do peso consomem alimentos ricos em carboidratos e açúcares.
Câncer
É até assustadora a associação entre câncer e obesidade, mas o excesso de peso provoca inúmeras alterações no organismo, fazendo com que alguns processos tumorais se desenvolvam. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, aproximadamente quinze mil casos de câncer por ano estão associados à obesidade. Inclusive, o sobrepeso está fortemente associado ao câncer de mama.
Problemas nas articulações
Os problemas articulares também costumam surgir quando o indivíduo está acima do peso. Isso ocorre porque a obesidade exige das estruturas do corpo uma força que elas não estão preparadas para suportar. Sendo assim, é muito comum que as pessoas obesas desenvolvam problemas nos joelhos, no quadril e na coluna.
Agora que você já sabe o quando a obesidade é prejudicial para a sua saúde. Procure um médico para que ele possa te indicar quais são os passos necessários para sair dessa condição.