A endometriose é uma doença que atinge grande parte da população feminina. Ela se caracteriza pela formação de tecido endometrial em regiões incomuns, como, por exemplo, ovários, trompas e outros órgãos. A alimentação interfere de forma direta no tratamento da endometriose. Portanto, veja aqui quais os melhores alimentos para quem tem endometriose.
A endometriose, em alguns casso, pode causar infertilidade. Por isso, muitas mulheres só descobrem que possuem a doença quando tentam ter filhos e não conseguem. No entanto, apesar de grande parte delas encontrarem dificuldades quando tentam engravidar, é possível reverter esse problema por meio de mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico. Se você deseja se alimentar melhor a fim de tratar a endometriose, veja aqui como fazer isso.
Quais os melhores alimentos para quem tem endometriose?
A alimentação está diretamente relacionada ao funcionamento do organismo como um todo, afinal, é por meio da alimentação que todos os nutrientes necessários para que o corpo exerça suas funções são obtidos. No caso da endometriose não é diferente, é possível obter uma melhora no quadro clínico dessa doença por meio de uma dieta pautada em alimentos saudáveis.
Peixes e oleaginosas
A primeira dica alimentar para trata a endometriose é o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como os peixes e as oleaginosas. Sendo assim, consumir sardinha, salmão, atum, avelãs, castanhas e amêndoas é uma excelente opção. Além disso, algumas folhas verde-escuras, como espinafre, couve e brócolis também podem ajudar.
O ômega 3 é rico em propriedades anti-inflamatórias, por isso, ajuda a reduzir a endometriose.
Alimentos ricos em fibras
Os alimentos ricos em fibras também são excelentes opções para tratar a endometriose. Isso ocorre porque as fibras ajudam a reduzir os níveis do hormônio estrogênio no organismo. Esse hormônio possui a capacidade de “alimentar” a endometriose, fazendo com que seus focos sofram um aumento pelo corpo.
Portanto, os alimentos ricos em fibras que você pode consumir são: feijões, lentilha, arroz integral, grão-de-bico, cereais e nozes. Existem ainda algumas frutas que possuem esse nutriente, como é o caso da goiaba e do abacate. Além disso, os alimentos ticos em fibras ajudam na regulação do trânsito intestinal, ou seja, melhoram a digestão e fazem com que você fique saciado por um tempo maior.
Vitaminas B e C
As vitaminas do complexo B e a vitamina C são fundamentais para a manutenção do pleno funcionamento das glândulas que produzem os hormônios. Além disso, elas deixam o organismo mais forte. Como as vitaminas do complexo B ajudam na regulação hormonal, elas controlam os níveis de estrogênio pelo organismo, amenizando os sintomas de endometriose.
Ademais, a vitamina C é rica em propriedades antioxidantes, o que contribui para a redução dos radicais livres presentes no organismo e ajuda a combater a inflamação. Sendo assim, não deixe de consumir frutas cítricas, como, por exemplo, laranja, limão, tangerina e abacaxi.
Por fim, é fundamental evitar o consumo de café, alimentos gordurosos, como as frituras, carnes vermelhas e alimentos industrializados. Pois esses alimentos aumentam a gravidade da endometriose.