Por causa de toda quantidade de conservantes presentes nos temperos industrializados, esses alimentos contam com altas quantidades de sódio e outros aditivos que prejudicam nosso organismo. Portanto, veja abaixo quais os males dos temperos industrializados, já que esses alimentos causam aumento de doenças cardíacas e até mesmo câncer.
Veja quais os males dos temperos industrializados
Os temperos industrializados prontos são ótimos para quem gosta de refeições com sabores incríveis, mas apesar do realce que essas especiarias trazem para suas receitas, os prejuízos para sua saúde são bem maiores. Por isso, veja abaixo quais os males dos temperos industrializados e como substituir para evitar problemas para seu corpo.
Males do sódio
Entre os principais males dos temperos industrializados, o sódio é uma das substâncias mais prejudiciais à saúde. Afinal, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a recomendação saudável de sódio é de apenas 5 gramas por dia. No entanto, a média de consumo brasileira é de 9 a 12 gramas de sal todos os dias.
Na maioria das vezes, as pessoas consomem o sal de cozinha que está escondido em outros alimentos e os temperos industrializados são alguns exemplos disso. Portanto, saiba que uma dieta com refeições preparadas com essas especiarias pode causar todos os problemas que o excesso de sal traz para o organismo.
Entre eles, podemos citar a retenção de líquidos, o desequilíbrio na produção hormonal da tireóide e o aumento nos riscos de doenças como hipertensão e AVC (acidente vascular cerebral). No entanto, os males dos temperos industrializados também estão nos outros sais como glutamato monossódico, inosinato de dissódico e guanilato dissódico.
Males dos açúcares
Outros males dos temperos industrializados são os açúcares presentes na composição desses produtos prontos. Com a finalidade de equilibrar a acidez e atuar como conservante, bem como conferir uma textura melhor para seus pratos, os açúcares possuem recomendação diária de 50 gramas por dia pela OMS.
No entanto, uma dieta ultrapassa facilmente esse limite quando consumimos temperos industrializados em nossas refeições. Por ser um carboidrato simples, o açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo e, por causa disso, eleva os níveis de glicemia no sangue gerando picos de insulina que aumentam a gordura e reduzem a perda de peso.
Males das gorduras trans
Por fim, as gorduras trans também não poderiam deixar de aparecer em nossa lista, já que elas são encontradas em algumas especiarias prontas. Encontrada naturalmente em laticínios, carne bovina ou ovina, as gorduras trans contêm óleos hidrogenados que causam o aumento do LDL (colesterol ruim).
A recomendação da OMS para o consumo de gordura trans diária é de apenas 2 gramas por dia e esse valor representa menos de 1% de uma dieta padrão com 2 mil calorias diárias. Por isso, além da sobrecarga do fígado, o consumo dessas substâncias ainda aumenta o risco de obesidade.
Essas substâncias causam também o entupimento de artérias causando problemas graves na saúde cardíaca. Por isso, as melhores opções de temperos são aquelas que você mesmo cultiva em casa em uma horta orgânica.