Em qualquer produto do mercado financeiro, sempre existem aqueles que são mais populares. Dessa forma, há um maior número de investidores com seu dinheiro nesses ativos, o que supõe, automaticamente, que sejam bons produtos. E isso também acontece com os fundos imobiliários, que tem muitos fundos com um grande número de cotistas.
Por isso, hoje vamos falar dos cinco FII mais populares da bolsa e dar dicas de como você pode saber se eles devem, ou não, entrar na sua carteira de investimentos. Contudo, vale lembrar que esses investimentos não darão retornos maiores que a média do mercado, dado que a maioria do mercado investe neles. Por isso, você deve investir nesses produtos apenas se quiser maior segurança nos investimentos.
Os fundos imobiliários mais populares
Os fundos imobiliários mais populares da bolsa são ligados a grandes gestoras. Elas fazem um excelente trabalho em mais de um ativo e conseguiram, até hoje, dar bons proventos a seus acionistas. Dessa forma, ganharam a confiança do mercado e conseguiram crescer seus produtos na bolsa de valores.
Nessa lista, constam grandes empresas do Brasil, como a XP, a Credit Suisse, Maxi Renda e BTG Pactual, atualmente o maior banco de investimentos do Brasil. Por isso, esses fundos são geridos pelos melhores especialistas do mercado, que estão sempre atento ao noticiário e às oportunidades. Com isso, investir com eles fica ainda melhor, dado que você não precisará fazer nada para manter o bom rendimento do fundo e, caso ache que estão pagando pouco, basta vender as suas cotas.
Atualmente, o maior fundo imobiliário do Brasil tem mais de 400 mil cotistas, o que representa 1 em cada 10 investidores na bolsa e 1 em cada 4 investidores em fundos imobiliários. Pela grande popularidade dos FII, esse mercado vem ganhando ainda mais adeptos com o passar dos anos. Além disso, eles são excelentes fontes de renda passiva.
Quais os ativos?
Os cinco fundos imobiliários mais populares do mercado brasileiro são MXRF11, BCFF11, HGLG11, XPLG11 e XPML11. Eles investem em diferentes setores e, com isso, já é possível montar uma carteira diversificada. Contudo, é importante lembrar que isso não é recomendação de compra e você deve, sempre, estudar os ativos onde você vai investir.
Para começar, o MXRF11 é o Maxi Renda. Ele investe em títulos do mercado imobiliário, além de ter outros FII em carteira. Ele é o mais popular da bolsa, com 429 mil cotistas. Recentemente se envolveu em uma polêmica com a CVM, mas analistas dizem que não passa de um entrave momentâneo. Em segundo lugar, o BCFF11 é gerido pelo BTG Pactual e é um fundo que investe apenas em outros fundos. Já o HGLG11 e o XPLG11 são FII que investem em galpões e imóveis para alugar para empresas de logística, como e-commerce e distribuidoras. Por último, o XPML11 investe nos mais variados shoppings centers do Brasil, sendo um grande fundo imobiliário da bolsa brasileira.
Dessa forma, você pode estudar esses fundos e analisar qual é o melhor para você. Na sua jornada como investidor, ter fundos imobiliários em carteira pode ser uma excelente forma de aumentar, a cada mês, os seus aportes. Por isso, invista com consistência nesses produtos.