Certamente, a história do trabalho no Brasil não é muito positiva. Ao olharmos para o passado desde o começo da colonização, vemos casos de escravidão, trabalho parecido com escravidão e desrespeito às leis e direitos das pessoas no trabalho. Mas é bom saber que ao longo do tempo, as leis sobre trabalho no nosso país melhoraram. Hoje em dia, se um trabalhador brasileiro fica sem emprego ou passa por momentos difíceis com dinheiro, ele tem acesso a ajuda. Uma dessas ajudas é o seguro-desemprego, que é bem conhecido.
Portanto, se você precisa pedir o seguro-desemprego, continue lendo para descobrir quais documentos são necessários.
Como funciona o seguro-desemprego?
Para quem ainda não sabe, no Brasil, temos um sistema que protege os trabalhadores, chamado Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse sistema foi criado nos anos 1940, por ordem do presidente da época, Getúlio Vargas. A CLT é uma ferramenta importante usada pelo governo federal para cuidar dos direitos dos trabalhadores do país, principalmente os que têm um emprego formal.
Assim, um dos direitos que a CLT garante aos trabalhadores é o seguro-desemprego.
Contudo, mesmo que muita gente já tenha ouvido falar do seguro-desemprego, pode ser que nem todos entendam bem para que ele serve. Vamos esclarecer isso.
Como já falamos, o seguro-desemprego é um direito dos trabalhadores no Brasil, garantido por lei. Ele pode ser usado quando alguém perde o emprego sem ter feito nada de errado. Além disso, também é possível receber o seguro-desemprego se atender aos requisitos legais.
Veja também: Descubra se os PARTICIPANTES DO JOVEM APRENDIZ têm direito ao FGTS e ao seguro-desemprego
Quais são os documentos necessários para pedir o seguro-desemprego?
Esse benefício funciona de um jeito simples: se a pessoa trabalhou mais tempo, vai receber mais vezes o seguro-desemprego. Mas, geralmente, a maioria das pessoas recebe de 3 a 5 vezes esse dinheiro.
Também é importante saber que o dinheiro que a pessoa recebe pelo benefício depende do salário que ela ganhava quando estava trabalhando. Para pedir esse benefício, é preciso cumprir um prazo determinado pelo governo. Isso significa que entre o sétimo e o centésimo vigésimo dia de estar desempregado, a pessoa deve pedir o benefício.
Ademais, fazer o pedido do seguro-desemprego é fácil e rápido pela internet. Basta usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTD).
Todavia, mesmo fazendo o pedido online, ainda é necessário ter os seguintes documentos:
- Número de CPF
- Pedido do seguro-desemprego
- Carteira de Trabalho
Como solicitar o benefício pelo site?
- Primeiro, acesse o Portal Emprega Brasil.
- A seguir, faça o login usando sua conta Gov.br.
- Permita o uso dos seus dados pessoais.
- Clique em “Seguro-Desemprego”.
- Escolha “Solicitar Seguro-Desemprego”.
- Digite o número do requerimento.
- Clique em “Consultar”.
- Concorde com os termos.
- Comece o pedido clicando em “Concluir”.
Veja também: Posso receber o SEGURO-DESEMPREGO e fazer bicos para complementar a renda?
Como solicitar pelo app?
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital – Android:
- Primeiramente, instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android).
- A seguir, clique em “Acessar com gov.br”.
- Faça o login usando sua conta Gov.br.
- Escolha “Benefícios”, localizado na parte inferior da tela.
- Na seção “Seguro-Desemprego”, selecione “Realizar solicitação”.
- Escolha qual o benefício que você quer.
- Insira o número de requerimento.
- Por fim, aceite os termos e avance para iniciar a solicitação.
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital – iPhone:
- Primeiro, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (iPhone).
- Toque em “Acessar com gov.br”.
- Faça o login usando sua conta Gov.br.
- Escolha “Benefícios”, na parte inferior da tela.
- Na aba “Seguro-Desemprego”, selecione “Realizar solicitação”.
- Escolha qual beneficio que você quer.
- Insira o número de requerimento.
- Por fim, aceite os termos e avance para iniciar a solicitação.
Veja também: Confira o guia completo sobre como solicitar o seguro-desemprego em 2023