As vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Por isso, consumir alimentos ricos nesses nutrientes é imprescindível. Dentre os minerais benéficos para o organismo está o magnésio, dessa forma, controlar a quantidade de magnésio no organismo é muito importante para manter-se saudável. Veja aqui quais os benefícios do magnésio para o corpo.
O uso do magnésio é muito comum por pessoas que desejam ganhar massa muscular, por isso, muitos o chamam de o “mineral dos músculos”. Mas ele possui inúmeros outros benefícios, afinal, ele está presente em mais de trezentas reações do organismo. O magnésio regula a contração muscular e auxilia na formação da molécula que proporciona energia par ao corpo – o ATP. Mas para obter todos os benefícios do magnésio é fundamental aliar o seu consumo a outros hábitos saudáveis.
Quais os benefícios de magnésio para o corpo?
Dependendo de como estão os níveis de magnésio em seu organismo, além da mudança de hábitos alimentares, é necessário também realizar a reposição desse mineral. Veja abaixo quais são os principais benefícios do magnésio e quais são os problemas causados quando esse mineral se encontra deficiente.
Como mencionado anteriormente, o magnésio é considerado o mineral do músculo, pois ele auxilia no transporte de energia e na síntese de proteínas, que são imprescindíveis para que os músculos se mantenham saudáveis. Geralmente, as pessoas que não possuem bons níveis de magnésio pelo organismo ficam desanimadas e sem energia, especialmente no momento do exercício físico.
Sono
O magnésio está diretamente relacionado aos hormônios cortisol e melatonina. Esses dois hormônios são fundamentais para que o indivíduo tenha um sono de qualidade. Sendo assim, a falta de magnésio pode provocar um desequilíbrio desses hormônios, dessa forma, prejudicando o sono.
Relaxamento muscular
O magnésio promove a regulação de outros minerais presentes no organismo, além disso, auxilia no relaxamento dos músculos. Sendo assim, a falta desse mineral pode fazer com que o indivíduo sinta cãibras durante a realização dos exercícios físicos, que, geralmente, são também associadas à deficiência de potássio.
Coração
O coração é um dos órgãos mais importantes do organismo, e ele é um órgão muscular. Como o magnésio auxilia os músculos em suas atividades, ele também realiza o controle dos batimentos do coração, fazendo com que eles ocorram no ritmo ideal. Sendo assim, quando o coração apresenta palpitação e arritmia, isso pode estar relacionado à deficiência de magnésio no organismo.
Geralmente, a ausência de magnésio no organismo está associada a uma dieta desequilibrada, pois esse mineral é encontrado em diversos alimentos. Além disso, a carência de vitamina D também faz com que os níveis de magnésio fiquem baixos, pois ela está diretamente associada à absorção desse mineral.
Reposição de magnésio
Nos casos em que os sintomas de deficiência de magnésio são percebidos é necessário procurar maneiras de repor esse mineral. Então, você pode apostar no consumo de vegetais verde escuros, pois eles são muito ricos em magnésio. Além disso, ter acompanhamento com um profissional qualificado é muito importante para que não sejam desenvolvidas complicações devido à carência desse nutriente.