Os benefícios do INSS são fundamentais para garantir uma renda mensal nas horas de mais necessidade, como doença, velhice, invalidez, entre outros. No entanto, nem todos os contribuintes sabem quais são os direitos previdenciários assegurados para quem tem entre 30 e 40 anos.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações para que você, que está nessa faixa etária, saiba quais são os benefícios que pode receber.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais os benefícios do INSS para quem tem entre 30 e 40 anos?
Conforme mencionado acima, saber quais são os benefícios do INSS para quem tem entre 30 e 40 anos é fundamental para assegurar o recebimento correto de todos os direitos previdenciários.
Dessa maneira, confira abaixo os principais:
1. Aposentadoria por invalidez
Primeiramente, um dos principais benefícios do INSS para quem está na faixa etária entre 30 e 40 anos é a aposentadoria por invalidez.
Essa modalidade de benefício abrange aqueles trabalhadores que por algum motivo ficaram inválidos e não conseguem mais trabalhar para garantir o seu sustento e de sua família.
Desse modo, para receber esse benefício, é necessário comprovar a invalidez por meio de laudos, exames e demais documentos.
Além disso, também é necessário passar por uma perícia médica, que o próprio instituto realiza durante o andamento do processo de solicitação.
3. Auxílio-doença
Diferentemente da aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença é um benefício que destina-se a trabalhadores que estejam temporariamente incapacitados para o trabalho em decorrência de uma doença ou acidente.
Assim sendo, para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar a incapacidade por meio de perícia médica e cumprir o período de carência, que é de 12 meses, antes da solicitação.
4. Salário-maternidade
Ademais, outro direito de quem tem entre 30 e 40 anos é o salário-maternidade, que consiste em um benefício destinado às mulheres que acabaram de ter um filho, seja por parto ou adoção.
Dessa maneira, esse benefício garante uma renda mensal durante o período de afastamento do trabalho, que pode variar de acordo com o tipo de parto e as políticas adotadas pelo empregador.
No entanto, geralmente, ele tem a duração de 120 dias.
5. Pensão por morte
A pensão por morte é um benefício que o INSS oferece aos dependentes de segurados que faleceram.
Sendo assim, para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar a condição de dependente e a morte do segurado.
Dessa forma, todos os contribuintes que possuem entre 30 e 40 anos possuem direito à pensão por morte, desde que estejam em dia com suas contribuições previdenciárias.
6. Auxílio-reclusão
Por fim, o auxílio-reclusão é um benefício que os dependentes de segurados do INSS que estão presos em regime fechado podem receber.
Assim, para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar a condição de dependente e a prisão do segurado por meio da documentação exigida na solicitação.
Agora que você já sabe quais os benefícios do INSS para quem tem entre 30 e 40 anos, fique atento e exija seus direitos!