Aposentadoria do INSS por problemas de coluna é um direito para quem tem condições graves nessa área. Algumas doenças nessa região podem levar muitos trabalhadores a se afastarem do trabalho.
Assim, isso ocorre porque certas condições ortopédicas são incapacitantes, e as pessoas afetadas por elas nem sempre podem continuar trabalhando. Portanto, em alguns casos, elas têm direito à aposentadoria.
Saiba mais a seguir.
Doenças da coluna dão direito à aposentadoria?
Como muitos já conhecem, o INSS é um órgão que dá vários benefícios para as pessoas. Sendo assim, uma dessas ajudas é a aposentadoria por invalidez, que é para quem não consegue mais trabalhar devido a uma doença ou acidente.
Muitas pessoas sabem sobre essa aposentadoria, mas ainda têm perguntas sobre como ela funciona e quais doenças permitem que a pessoa receba esse benefício, especialmente se for algo na coluna, que é um dos problemas mais comuns entre os brasileiros.
A coluna é importante para o corpo porque suporta todo o peso. Se algo estiver errado nela, pode causar muitos problemas. Para quem trabalha sentado ou levanta coisas pesadas, ter problemas na coluna é algo que pode acontecer.
Portanto, se a coluna for lesionada, é possível que a pessoa não consiga se mover muito bem ou até mesmo nada. Isso atrapalha muito o trabalho da pessoa. Por isso, se a coluna estiver muito afetada, a pessoa pode receber a aposentadoria por invalidez. Mas, para isso, um médico do INSS precisa avaliar primeiro.
Veja também: Aposentadoria entre 40 e 50 anos pelo INSS é possível?
Quais problemas na coluna garantem a aposentadoria?
Antes de tudo, é importante deixar claro que nem todo problema na coluna permite a aposentadoria. Assim, se você tem dores nas costas ou outro tipo de condição que não te impede de trabalhar completamente, não terá direito à aposentadoria por invalidez.
Para esclarecer, a aposentadoria por invalidez agora é chamada de Benefício por Incapacidade Permanente devido à reforma da previdência.
Ademais, existe uma lista específica de doenças na coluna que possibilitam o Benefício por Incapacidade Permanente. Veja os tipos de condições abaixo:
Hérnia de disco
A hérnia de disco é uma condição da coluna que pode possibilitar a aposentadoria. Acontece quando um disco entre as vértebras sai de sua posição habitual, pressionando os nervos ao redor. Isso causa dor intensa, formigamento, sensação de dormência, enfraquecimento dos músculos e dificuldade para se movimentar.
Dessa forma, quando a situação é muito grave e causa completa incapacidade, pode levar à aposentadoria por invalidez.
Osteofitose
A osteofitose, também chamada popularmente de “bico-de-papagaio”, é um problema que afeta a coluna. É a formação de osso em formato de gancho, o que prejudica a estabilidade da coluna devido ao desgaste dos discos entre as vértebras. A osteofitose ocorre quando há excesso de pressão sobre as articulações da coluna vertebral.
Infelizmente, não tem cura e pode se desenvolver ao longo da vida devido às atividades laborais.
Veja também: INSS: SAIU a LISTA de doenças que garantem aposentadoria por invalidez
Discopatia degenerativa
A discopatia degenerativa é uma condição que afeta os discos localizados entre as vértebras, os quais, por serem cartilagens, acabam se rompendo e deteriorando-se. Geralmente, essa condição afeta a região da coluna lombar, causando dor, desconforto, formigamento, rigidez e limitação de movimentos.
Protusão discal
A protusão discal é o desgaste do disco localizado entre as vértebras, que começa a comprimir os nervos da coluna, resultando em dor, sensação de dormência e fraqueza nos braços ou pernas.
Ademais, é importante destacar que a protusão discal não possui cura e pode levar a uma incapacidade total e permanente, resultando na aposentadoria por invalidez.
Por fim, esses são os tipos de problemas na coluna que podem possibilitar a concessão da aposentadoria por invalidez. No entanto, é necessário que a pessoa passe pela avaliação médica para comprovar a completa incapacidade de realizar qualquer tipo de atividade no trabalho.
Veja também: Pagamentos do INSS para outubro de 2023: Confira todas as datas de depósito das aposentadorias