Saber quais dados do CadÚnico atualizado é essencial para não ter corte no Bolsa Família. Isso porque a atualização desses dados é uma das principais exigências do Governo para a manutenção do recebimento do benefício.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você esclareça todas as suas dúvidas e fique atento.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais dados do CadÚnico atualizar para não ter corte no Bolsa Família?
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social, proporcionando uma renda mínima para garantir o acesso a direitos básicos.
Dessa forma, para se beneficiar do programa, é necessário fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). No entanto, muitas famílias enfrentam o risco de terem seus benefícios cortados caso não atualizem corretamente seus dados no sistema.
Sendo assim, confira abaixo quais dados do CadÚnico atualizar para não ter corte no Bolsa Família.
1. Dados pessoais
Primeiramente, é fundamental manter a atualização dos dados pessoais de todos os membros da família que constam no CadÚnico, como:
- Nome completo;
- CPF;
- Data de nascimento;
- Sexo;
- Escolaridade, entre outros.
Isso significa que os participantes do CadÚnico devem informar qualquer alteração nessas informações, seja por mudança de documentos, nascimento de um novo membro ou saída de algum integrante, à gestão municipal responsável pelo programa, para evitar corte no benefício.
2. Renda familiar que consta no CadÚnico
Ademais, é essencial manter a renda familiar atualizada, pois o Bolsa Família leva em consideração a situação econômica da família para determinar o valor do benefício.
Desse modo, os responsáveis pelo cadastro devem informar qualquer alteração na renda, tanto por aumento quanto diminuição.
Além disso, é importante lembrar que é necessário comprovar as informações, portanto, é recomendável guardar os comprovantes de renda, como contracheques ou declarações de trabalho autônomo.
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3. Moradia
Os integrantes do CadÚnico também devem atualizar as informações relacionadas à moradia regularmente. Assim, caso haja mudança de endereço, é indispensável comunicar à gestão municipal para que possa haver a correção no CadÚnico. Ademais, além do endereço, é importante fornecer informações atualizadas sobre:
- A condição da moradia;
- Se é de aluguel, própria ou cedida, e;
- Se há alguma alteração nas características do imóvel, como reformas ou ampliações.
4. Informações de trabalho
Caso haja mudança na situação de emprego dos membros da família também é necessário informar aos responsáveis pelo CadÚnico.
Além disso, também é importante informar caso algum membro inicie um curso de capacitação profissional ou receba algum tipo de benefício trabalhista, como o seguro-desemprego.
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5. Estudo dos filhos
Por fim, as informações sobre a frequência escolar dos filhos também são cruciais para a correta atualização do CadÚnico.
Sendo assim, caso haja alteração na escola em que estudam ou na série em que estão matriculados, é necessário informar à gestão municipal. Ademais, é fundamental manter a frequência escolar acima de 85%, de acordo com as regras do programa.
Agora que você já sabe quais dados do CadÚnico atualizar para não ter corte no Bolsa Família, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!