Saber quais benefícios do INSS exigem perícia periodicamente é muito importante para assegurar que o órgão não cancele o auxílio. Isso porque, a falta de perícia médica está na lista de fatores que mais levam ao corte de benefício.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações para que você possa saber quais são os benefícios do INSS que exigem perícia médica periodicamente.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais benefícios do INSS exigem perícia periodicamente?
Bem como todos já sabem, é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o responsável por garantir o pagamento de diversos benefícios previdenciários para os trabalhadores brasileiros. No entanto, alguns desses benefícios exigem que o segurado passe por perícia médica de tempos em tempos.
Dessa maneira, como já mencionado acima, é muito importante saber quais são eles para garantir o recebimento dos mesmos. Assim sendo, confira abaixo quais benefícios do INSS exigem perícia periodicamente.
1. Aposentadoria por invalidez
O INSS concede a aposentadoria por invalidez aos segurados que se encontram incapacitados de forma total e permanente para o trabalho. Desse modo, esse benefício exige perícia médica a cada dois anos para avaliar a manutenção das condições de invalidez. Isso porque, a perícia é fundamental para verificar se o segurado continua impossibilitado de exercer qualquer atividade laboral.
2. Auxílio-doença
Ademais, o auxílio-doença destina-se aos segurados que estão temporariamente incapacitados para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.
Sendo assim, para garantir a concessão correta do benefício, é necessário passar por perícia médica inicialmente.
Além disso, durante a vigência do auxílio-doença, é preciso passar por perícia periódica, que ocorre a cada dois anos.
Essa avaliação tem o objetivo de verificar se o segurado continua incapacitado temporariamente e se ainda preenche os requisitos para continuar recebendo o benefício.
3. Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O BPC é um benefício assistencial que o Governo oferece, por meio do INSS, às pessoas de baixa renda com deficiência e aos idosos com 65 anos ou mais que também apresentem condições de carência e incapacidade para prover o próprio sustento.
Portanto, esses beneficiários precisam passar por perícia médica a cada dois anos para garantir a continuidade dos pagamentos.
Além disso, nesses casos, a perícia tem a finalidade de avaliar se o segurado continua em condição de vulnerabilidade socioeconômica e incapacidade para trabalhar ou se houve melhora que permita a sua inserção no mercado de trabalho.
4. Revisão de aposentadorias por invalidez e auxílio-doença
Por fim, além das avaliações periódicas mencionadas anteriormente, a Previdência Social também realiza revisões em aposentadorias por invalidez e auxílio-doença, por meio de um programa chamado de Benefício por Incapacidade.
Dessa forma, vários fatores podem motivar essas revisões, tais como:
- Denúncias;
- Falhas no processo de concessão;
- Indícios de melhora na condição de saúde do beneficiário, entre outros.
O objetivo é assegurar que apenas aqueles que realmente necessitam dos benefícios continuem recebendo-os.
Agora que você já sabe quais benefícios do INSS exigem perícia periodicamente, fique de olho e evite o cancelamento do seu salário previdenciário. Afinal, sua opinião é muito importante para nós!