Saber quais benefícios do INSS dá para receber simultaneamente é o desejo de muitos contribuintes, visto que essa prática gera muitas dúvidas.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você possa tirar essa e outras dúvidas a respeito dos benefícios previdenciários oferecidos pelo instituto.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais benefícios do INSS dá para receber simultaneamente?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fornece diversos benefícios aos segurados que contribuem para o sistema previdenciário.
Contudo, muitas vezes pode surgir a dúvida se é possível receber mais de um benefício ao mesmo tempo.
Desse modo, a resposta para essa pergunta é depende. Isso porque existem alguns benefícios que podem sim ser cumulados, desde que os beneficiários atendam aos devidos critérios.
Assim sendo, confira abaixo quais são eles:
Aposentadoria e auxílio-doença
O segurado que já recebe a aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, por exemplo, pode requerer o auxílio-doença caso venha a se incapacitar temporariamente para o trabalho. Contudo, essa cumulação só é possível se a doença ou acidente não tiver relação com a aposentadoria.
Desse modo, é possível receber ambos os benefícios durante o período de afastamento, respeitando o limite que o teto do INSS estabelece.
Aposentadoria e pensão por morte
De acordo com as regras atuais do INSS, em geral, é proibido acumular duas aposentadorias. Entretanto, aposentados podem requerer a pensão por morte caso o cônjuge ou companheiro faleça.
Assim, o instituto irá realizar o pagamento da pensão de acordo com os critérios desse benefício e assim, será cumulativa à aposentadoria que o segurado já recebe.
Aposentadoria e auxílio-reclusão
O INSS concede o auxílio-reclusão aos dependentes do segurado que está preso em regime fechado. Dessa maneira, nesse caso é possível receber a aposentadoria e o auxílio-reclusão ao mesmo tempo, desde que se adeque às normas que o órgão estabelece.
Além disso, é importante frisar que a renda mensal do segurado recluso não pode ultrapassar o teto para que os dependentes tenham direito ao auxílio.
Auxílio-acidente e pensão por morte
Além disso, em casos de acidentes que resultem em invalidez parcial, o trabalhador pode receber o auxílio-acidente, que consiste em um valor mensal com objetivo de compensar as sequelas decorrentes do acidente.
Ademais, se o segurado falecer em decorrência desse acidente, seus dependentes terão direito à pensão por morte. Nesse caso, é possível acumular ambos os benefícios.
Auxílio-doença e auxílio-acidente do INSS
Por fim, se o segurado estiver recebendo o auxílio-doença e sofrer um acidente que resulte em uma sequela permanente, poderá requerer o auxílio-acidente. Nesse caso, é permitido receber ambos os benefícios, desde que sejam referentes a períodos diferentes e não simultâneos.
Entretanto, é importante ressaltar que o valor total dos benefícios citados acima não poderá ultrapassar o teto do INSS, que atualmente é de R$ 7.507,49 para o caso de acumulação de benefícios. Dessa forma, caso este limite seja ultrapassado, será necessário optar por apenas um dos benefícios, escolhendo aquele que for mais vantajoso ao segurado.
Agora que você já sabe quais benefícios do INSS dá para receber simultaneamente, fique atento e exija seus direitos!