Hoje contaremos para você quais são as principais causas da íngua no pescoço.
Muitas pessoas sofrem desse mal, e ele pode ser causado por muitos fatores. Por isso, o primeiro passo para iniciar o tratamento é identificar a causa.
Se você quer saber tudo sobre íngua no pescoço, como ela é causada e como tratar, é só ficar conosco até o fim, pois vamos te contar tudo isso e muito mais!
O que é íngua?
Ínguas são aqueles caroços que, frequentemente, aparecem nas áreas do corpo com gânglios linfáticos, como pescoço, virilhas ou axilas.
Mas, você sabe o que ela é e quais são as causas do surgimento desses caroços?
O corpo humano é composto por muitos tipos de tecidos e glândulas que juntos proporcionam o funcionamento perfeito para o nosso organismo.
Além disso, ele também possui alguns mecanismos de defesa para se proteger de possíveis danos à saúde, como vírus, bactérias, doenças, entre outros.
A inflamação é um desses mecanismos. Quando contraímos algum tipo de bactéria, o corpo humano aciona esse meio de defesa automaticamente, o que faz com que os vasos se dilatem, causando o aumento do fluxo sanguíneo e outros fluidos corporais no local. Sendo assim, quando isso ocorre, o local que está sendo inflamado fica inchado, e, em alguns casos, dolorido.
Quando temos uma íngua, significa que os gânglios linfáticos estão inflamados, causando o inchaço e, consequentemente, os caroços.
Para que servem os gânglios linfáticos?
Os gânglios linfáticos são responsáveis por filtrar qualquer substância nociva. Ou seja, que pode causar algum dano temporário ou crônico para a saúde. Essa inflamação ocorre como um meio de eliminar essas substâncias e também como um sinal de alerta para sabermos que existe alguma coisa errada em nosso organismo.
Nos gânglios linfáticos, contêm várias células do sistema imunológico, que ajudam a combater muitas infecções, pois o líquido linfático transporta os germes, vírus e bactérias que entram no organismo e ajuda na eliminação deles por meio das secreções.
Esses tipos de mecanismos de defesa estão espalhados por várias áreas do nosso corpo e podem inflamar por muitos motivos, dos mais leves, como resfriados e alergias, como por doenças mais graves, como o câncer. Por este motivo, é necessário estar muito atento aos sintomas e aos sinais que o corpo apresenta e procurar um profissional da saúde todas às vezes que julgar necessário.
Quais as principais causas de íngua no pescoço?
Dentre as principais causas de íngua no pescoço, podemos citar 5:
- Infecção na garganta;
- Infecção no ouvido;
- Picadas de bichos peçonhentos como aranhas e escorpiões;
- Doenças autoimunes como HIV;
- Gripe ou resfriado.
Se surgir ínguas nos demais locais que contêm gânglios linfáticos, as causas podem ser praticamente as mesmas, uma vez que esse sistema de defesa é acionado nas áreas mais próximas, ou seja, as ínguas no pescoço surgem quando há um problema nas áreas próximas a ele, como garganta e ouvido; já as ínguas na virilha, surgem ao ter um problema na bexiga, por exemplo.
Agora que você já sabe quais são as principais causas de íngua no pescoço, fique atento aos sintomas, faça uma autoavaliação e, se necessário, procure um médico.