Os bebês são muito frágeis, por isso, necessitam de muito cuidado e atenção para que sua saúde não seja comprometida. Dentre as doenças que mais atingem os bebês nos primeiros meses de vida estão as doenças respiratórias. Mas quais as doenças respiratórias mais comuns em bebês? Isso é o que você vai descobrir aqui.
Como o sistema imunológico do bebê ainda está se desenvolvendo, bem como o intestino e outros sistemas, é muito importante cuidar para que o pequenino não adquira nenhum tipo de doença. Mas às vezes isso é inevitável. As doenças respiratórias costumam surgir frequentemente na infância e os sintomas desses problemas podem deixar os pais preocupados. Veja aqui quais as doenças respiratórias mais comuns em bebês e entenda com o que você deve se preocupar.
Quais as doenças respiratórias mais comuns em bebês?
Apesar de os pais ficarem muito assustados com qualquer mudança que ocorre na saúde do bebê, nem sempre é necessário recorrer ao médico. Para ter noção disso é importante conhecer as doenças e saber quais delas são mais graves e, por isso, necessitam de maior atenção. Neste post você verá algumas doenças respiratórias que são muito comuns em bebês, a fim de que você conheça e saiba ajudar o seu pequeno.
Asma
A asma e a primeira doença dessa lista. Ela nada mais é que uma inflamação de caráter crônico que atinge as vias aéreas, fazendo com que os brônquios e bronquíolos fiquem inflamados, afetando sua morfologia e função. Devido a essa inflamação, a criança pode apresentar dificuldade para respirar.
A asma pode não possuir uma causa específica, pois é uma doença de origem multifatorial. Geralmente, os sintomas dessa condição são: tosse, respiração ofegante e curta com presença de chiado. Caso o seu bebê apresente esses sintomas, é fundamental levá-lo ao pediatra para que ele avalie, dê o diagnóstico e veja se há necessidade de prescrever medicamentos.
Bronquiolite
A bronquilite, ao contrário da asma, não é uma doença de caráter crônico. Ela diz respeito a um processo inflamatório que se instala nos bronquíolos – ramificações dos brônquios do pulmão. Em grande parte dos casos, essa infecção é causada por um vírus e, como ela atinge uma área fundamental da respiração, a sintomatologia pode ser de leve a grave.
Nos casos mais leves de bronquiolite as crianças podem apresentar um resfriado, seguido de obstrução das vias nasais e febre. Além disso, o bebê pode apresentar dificuldade para amamentar, ficando irritado ao tentar. Por outro lado, nos casos mais graves do problema, o bebê pode apresentar dificuldade para realizar as trocas de gases, o que faz com que suas extremidades fiquem com a coloração arroxeada.
Pneumonia
A tão temida pneumonia não poderia ficar de fora da lista das doenças respiratórias mais comuns em bebês. Apesar de essa doença possuir tratamento, ela ainda é uma das principais causas de morte em crianças com idade inferior a um ano. Portanto, é fundamental levar o seu filho ao médico se ele apresentar quaisquer sintomas de pneumonia. Geralmente, os sintomas de pneumonia envolvem: febre, tosse, respiração ofegante, dificuldade para mamar, muito sono, irritabilidade e esforço para respirar.
Se o seu filho apresentar a sintomatologia de alguma dessas doenças, leve-o ao pediatra para que ele possa realizar a avaliação.