Hoje em dia, é comum que as pessoas queiram saber quais as diferenças entre covid e resfriado, já que acabamos de passar por uma pandemia que ceifou milhões de vida no mundo inteiro devido ao coronavírus. Então, quando alguém começa a sentir os sintomas gripais, logo surge a questão que não quer calar: “será que é covid?”.
Se você também já está acostumado a ouvir essa pergunta sempre que alguém tem um acesso de tosse ou apresenta sintomas gripais por perto, veja abaixo quais as diferenças entre covid e resfriado:
Diferenças entre covid e resfriado
Em primeiro lugar, saiba que até mesmo a gripe e o resfriado são causados por vírus diferentes, apesar de os sintomas serem muito semelhantes. Quanto ao covid, o vírus causados é o SARS Cov-2, enquanto o resfriado é causado pelo Rinovírus, adenovírus, parainfluenza, entre tantos outros que causam os mesmos sintomas.
No entanto, enquanto a covid matou milhões de pessoas em pouco tempo (menos de dois anos), o resfriado é marcado por sintomas de baixo risco e pode ser tratado em casa mesmo. Por isso, veja abaixo quais as diferenças entre covid e resfriado para não se preocupar à toa quando notar que o seu nariz está escorrendo ou para não ficar tão aliviado quando sua tosse não parar tão cedo.
Período de incubação
Antes de qualquer coisa, saiba que a principal forma de contágio entre covid e resfriado é a mesma, já que ambas as enfermidades são transmitidas por gotículas de saliva expelidas quando alguém tosse ou fala.
No entanto, os vírus causadores do resfriado e da gripe possuem uma incubação curta e isso quer dizer que os sintomas surgem rapidamente (de um dia para outro, na maioria dos casos) e o paciente nota uma piora do quadro repentina.
Enquanto isso, a covid tem uma incubação mais lenta e isso faz com que o organismo leve até cinco dias para apresentar os sintomas causados pelo SARS cov-2. No entanto, mesmo que o coronavírus não esteja aparente, essa pessoa assintomática pode contaminar outras e, desse modo, o vírus acaba se propagando com uma facilidade maior.
Diferenças entre covid e resfriado nos sintomas
Quando se questiona as diferenças entre covid e resfriado nos sintomas, logo surge a dúvida que supracitamos nessa matéria. Afinal, a semelhança do quadro dos pacientes de ambas as enfermidades causa dúvida quanto ao diagnóstico que, por sua vez, é a única forma de atestar cada doenças pela ciência. Veja alguns sintomas dessas doenças:
Gripe
- Febre alta;
- Calafrios;
- Dor muscular;
- Dor de garganta;
- Mal-estar;
- Coriza;
- Falta de apetite;
- Congestão nasal;
- Irritação ocular.
Covid
- Febre;
- Tosse seca;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores na lombar;
- Fadiga;
- Diarreia;
- Perda de olfato;
- Alteração no paladar;
- Entre outras mais subjetivas.
Mesmo que apareçam em intervalos diferentes, as diferenças entre covid e resfriado quanto aos sintomas são muito sutis. Pois, ambas causam doenças respiratórias que, por sua vez, podem se agravar para um quadro mais agudo de insuficiência pulmonar, por exemplo. Por isso, sempre procure o pronto atendimento para buscar um diagnóstico mais preciso.