A enxaqueca é caracterizada por uma dor de cabeça intensa em uma das laterais da cabeça. Muitas vezes, essas dores são acompanhadas de episódios de náuseas e vômitos, bem como intolerância à luz e cheiros fortes exalados. Causada por diversos fatores como estresse emocional, perda de sono ou ausência de atividade física, é sempre bom saber quais alimentos evitar durante a crise de enxaqueca para não agravar ainda mais o quadro. Confira:
Veja quais alimentos evitar durante a crise de enxaqueca
Para saber quais alimentos evitar durante a crise de enxaqueca, basta conhecer aqueles que causam esse problema tão doloroso. Afinal, existem alguns que aumentam as dores de cabeça e, nesse caso, os sintomas são agravados consideravelmente deixando os pacientes imobilizados. Por isso, veja abaixo quais são esses alimentos que precisa evitar durante a crise de enxaqueca:
Carne processada
Mais uma alimento que está na lista negra de quem sofre com crises de enxaqueca. Pois os nitritos presentes na carne processada aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos o que piora as crises de enxaqueca, visto que eles aumentam a quantidade de sangue circulando na cabeça. Exemplos de carne processada: salsichas, linguiças, salames, peito de peru. Retire esses alimentos da sua rotina, especialmente durante a crise de enxaqueca.
Queijo amarelo
Assim como as carnes processadas, também é importante evitar os queijos amarelos, já que eles possuem vasoativos como tiramina, por exemplo. Essa substância aumenta o aparecimento de dores de cabeça e esse é um dos sintomas mais conhecidos da enxaqueca. Por isso, sempre busque consumir queijos brancos, visto que eles tendem a reduzir as crises de enxaqueca e trazer outros benefícios para organismo como um todo.
Chocolate
Por mais que seja saboroso e querido por muitas pessoas, saiba que aquelas que sofrem com crises de enxaqueca devem evitar consideravelmente o consumo desse alimento. Afinal, o hormônio presente no chocolate eleva os efeitos da crise de enxaqueca e não é isso que estamos querendo, não é mesmo? Além disso o chocolate é um vasodilatador que é marcado pelo aumento dos níveis de serotonina, mesmo que ainda não existam estudos que comprovam cientificamente esse efeito, esse alimento também deve ser evitado durante uma crise.
Bebida alcoólica
As bebidas alcoólicas devem ser evitadas por quaisquer pessoas, mas é um dos alimentos para evitar durante as crises de enxaqueca de qualquer maneira. Afinal, elas tendem a aumentar a dilatação de vasos sanguíneos e prejudicam ainda mais os efeitos das crises que trazem dores tão incômodas para as pessoas.
As bebidas que são mais perigosas para as pessoas que sofrem com enxaqueca são o champanhe, o vinho tinto e a cerveja. Por isso, se você lida com esse problema, saiba que é preciso cortar consideravelmente o consumo de bebidas alcoólicas no dia a dia. E no momento de uma crise de enxaqueca, não tome as bebidas citadas.
Bom agora que você já leu esse artigo, entendeu que muito além de tomar medicações para aliviar as crises de enxaqueca, você precisa também estar atento aos alimentos que não deve consumir para evitar a crise.