O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma ação nesta sexta-feira (07) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o Twitter cumpra o termo de cooperação firmado com a Corte com o objetivo de coibir mentiras durante a corrida presidencial de 2002. De acordo com a ação, o PT encontrou uma rede com 34 perfis, incluindo figuras públicas, perfis noticiosos e até anônimos, responsáveis por, segundo o partido, propagar uma “guerra cultural”.
“É possível perceber uma unicidade quanto aos temas e quanto aos usuários que publicam reiteradamente fake news, criando uma verdadeira guerra cultural que polariza o cenário eleitoral entre o alegado bem contra o mal”, diz a campanha de Lula na representação.
Em entrevista ao portal “G1”, Zanin Martins, advogado do PT, afirmou que a luta é desigual e que só o Twitter teria ferramentas para enfrentar este problema. Ainda segundo ele, nesta eleições, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem impetrado, em média, cinco ações por dia contra fake news no TSE.
“Eles não se inibem com as decisões do TSE. Só a plataforma teria capacidade técnica de enfrentar essa rede de desinformação”, afirmou Zanin Martins durante a entrevista, relatando ainda que, dentre os perfis, estão de políticos influentes como os filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ao todo, o PT denunciou 27 temas que estão, segundo o partido, sendo explorados pelos perfis. Dentre os assuntos estão o “kit gay”, e informações já desmentidas como o suposto fechamento de igrejas, a intenção de acabar com o agronegócio e com 13º salário e férias dos trabalhadores. Abaixo você confere a lista com 32 perfis que foram denunciados pela campanha de Lula pela propagação de notícias falsas. Confira:
- Carlos Bolsonaro;
- Eduardo Bolsonaro;
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança;
- Paulo Martins;
- Nikolas Ferreira;
- Otávio Fakoury;
- Carla Zambelli;
- Ricardo Salles;
- André Porciúncula;
- Delegado Ramagem;
- Bárbara Te Atualizei;
- Kim Paim;
- Elisa Brom;
- Paula Marisa (2 perfis);
- Sarita Coelho;
- Monica Machado;
- Alexandre Padrão;
- Dama de Ferro;
- Patriota;
- Emerson Grigollete;
- Dom Lancelotti;
- Rodrigo Constantino;
- Silvo Navarro;
- Marcelo de Carvalho;
- Revista Oeste;
- Gazeta Brasil;
- Jornal da Cidade;
- Roberto Motta;
- Texugo Wink;
- Alê Pavanelli;
- Família Direita Brasil;
- Brasil Paralelo.
Leia também: Exaltado, Bolsonaro ataca Lula e Alexandre de Moraes