Uma tabacaria localizada na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, causou polêmica nas redes sociais por conta de uma imagem que viralizou. Nela, é possível ver que a loja colocou em exposição uma réplica do que seria o dedo mindinho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Banco Central tem um ‘cidadão que não entende nada de povo’, diz Lula
De acordo com as informações, o objeto foi exposto na Maktub Tabacaria e Head Shop. Por conta do caso, que gerou comentários tanto de apoiadores de Lula, que trataram o caso como uma ofensa, quanto por pessoas contrárias ao petista, que fizeram comentários rindo da situação, o presidente municipal do PT em Itajaí, Gerd Klotz, afirmou em entrevista que a legenda estuda as medidas jurídicas.
Segundo ele, que criticou a exposição do item, o ato em si é “torpe e indigno”. Nesse sentido, o integrante do PT relata que Lula foi vítima de um “ato discriminatório”. “O ato em si é torpe e indigno. Visivelmente é um ato discriminatório ao presidente Lula, que perdeu um dedo em um acidente de trabalho quando ainda jovem, como milhares de trabalhadores brasileiros já foram vítimas de acidentes por falta de medidas de segurança”, disse ele.
Já a deputada federal Ana Paula Lima (PT) usou suas redes sociais para criticar a exposição da loja, questionando “que tipo de ser humano” é capaz de colocar em exposição a réplica do dedo de alguém. “Que tipo de ser humano exibe em uma vitrine de sua loja uma réplica de uma deficiência física de outro ser humano? A imagem é da rede catarinense Maktub Tabacaria e Head Shop, coloca em suas vitrines a reprodução do dedo decepado do presidente Lula. Atitude criminosa!”, disse a deputado sobre a loja que, até o momento, ainda não se pronunciou sobre o caso.
Como Lula perdeu o dedo
Segundo as informações, confirmadas por Lula, o presidente da República perdeu o dedo mindinho da mão esquerda em 1964. Na ocasião, ele sofreu um acidente de trabalho quando era metalúrgico e trabalhava no bairro Vila Carioca, em São Paulo. Passados os anos, o acidente de Lula é motivo de piada entre opositores, principalmente aqueles que apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Alguns, inclusive, se referem a Lula como o “nove dedos” ou “nine”, nove em inglês.
Leia também: Ministros revelam que segurança de Lula terá formato híbrido; entenda