Parlamentares que compõem a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado anunciaram nesta quinta-feira (26) que irão apoiar o senador Rodrigo Pacheco (PSD) na disputa pela presidência da Casa. O anúncio foi feito depois de uma reunião em Brasília.
Senado quer reforçar policiamento para a posse dos parlamentares
A eleição no Senado acontece no próximo dia primeiro. Além de Rodrigo Pacheco, que tenta ser reeleito no posto, visto que ele é o atual presidente do Senado, devem disputar a eleição os senadores Rogério Marinho (PL) e Eduardo Girão (Podemos).
Em entrevista ao canal “Globo News”, o líder do PT na Casa, o senador Fabiano Contarato, afirmou que a legenda vai apoiar Rodrigo Pacheco, sobretudo, por conta de sua postura de defender a democracia durante os atos terroristas de 08 de janeiro e dos atos antidemocráticos de 07 de setembro do ano passado.
“O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável. Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme”, afirmou Fabiano Contarato.
Por conta do apoio, o PT deve ficar com um espaço na Mesa Diretora do Senado. De acordo com Fabiano Contarato, até o momento, não foi discutido com Rodrigo Pacheco qual cargo a legenda terá direito em caso de reeleição. Normalmente, quando as bancadas anunciam apoio a um candidato, existe uma articulação paralela com foco na composição da Mesa Diretora.
Neste caso, partidos indicam, por exemplo, algum parlamentar para a vice-presidência ou para alguma das secretarias do Senado, em funções que contam com uma estrutura robusta que inclui gabinete e funcionários específicos para a função.
“Com relação aos espaços e a participação do PT na Mesa Diretora, isso nós estamos dialogando porque ainda não está definido. Vários pontos têm que ser levados em consideração, formação de blocos, atuação de outros partidos. Não é uma coisa que se define de forma imediata”, declarou o líder.
Leia também: Lula recebe de ministro da Justiça sugestões para o fortalecimento da segurança na Esplanada