O psyllium é uma planta, cujo nome científico é Plantago ovata. Mas o que tem sido utilizado como fibra é apenas parte da planta: suas sementes e cascas de sementes. Essas partes contêm grande quantidade de fibras solúveis. Por exemplo, em 100 gramas de aveia, há pouco menos de 10 gramas de fibra solúvel. Já no psyllium, a cada 100 gramas encontramos 65 gramas da mesma fibra.
A diferença entre fibras solúveis e insolúveis é que a primeira é solúvel em água. Isso faz com que, uma vez que estejam em nosso intestino e entrem em contato com líquidos, formem um gel. Ao passo que esse gel se forma no intestino, ele “varre” impurezas e toxinas.
As fibras solúveis do psyllium, por exemplo, aumentam 20 vezes de tamanho. Por isso, esse gel faz com que, inclusive, a pessoa tenha menos fome, por dar uma maior sensação de saciedade. A revista Clinical and Experimental Hypertension revelou, em um estudo de seis meses, que pacientes que consumiram essa fibra tiveram redução da pressão alta. Portanto, um dos benefícios do consumo de psyllium é ao coração.
Quais as vantagens de se consumir psyllium
Além de contribuir para o controle de peso e reduzir a pressão arterial, o psyllium apresenta outras vantagens. Dentre elas, está o controle do colesterol. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, intitulado “Meet Psyllium: A Fiber Product with Potential Cardioprotective Effects”, o consumo regular dessa fibra contribui para a redução do LDL, o colesterol ruim. Portanto, mais um benefício para o coração.
Além de todas os benefícios à saúde elencados aqui, o consumo do psyllium pode, também, controlar a glicemia e, consequentemente, prevenir diabetes tipo 2. Isso porque a fibra solúvel faz com que carboidratos e açúcares sejam absorvidos mais lentamente após sua ingestão. Assim, evita-se picos de insulina.
Mas atenção: é muito importante consumir bastante água quando se consome fibras solúveis como o psyllium. Caso contrário, pode ocorrer um ressecamento da parede intestinal, provocando prisão de ventre e mal-estar proveniente disso.