O Deputado Federal Ivan Valente (PSOL-SP) enviou um requerimento pedindo explicações para o Governo. Ele disse que quer entender porque o Planalto estaria “demorando a pagar a prorrogação do Auxílio Emergencial” para a população neste momento.
No requerimento, Valente argumenta que a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou e que muitas pessoas estão ficando em casa neste momento. Assim, ainda na visão do parlamentar, essas pessoas estariam em dificuldades.
Para tentar explicar essa situação, o Deputado pediu a presença do Ministro da Economia, Paulo Guedes, na Câmara dos Deputados. Valente segue dizendo que o Ministro precisa dar explicações ao Brasil sobre esses pagamentos das novas parcelas.
“O governo federal segue se opondo à retomada do auxílio emergencial, calcado nos argumentos fornecidos pela pasta comandada pelo ministro de Estado da Economia”, diz o Deputado no documento em questão.
O Ministro Paulo Guedes vem dizendo que o Brasil precisa do Auxílio Emergencial. Mas vem afirmando que a situação seria “grave para as contas públicas”. Por isso ele está pedindo uma espécie de contrapartida para essas despesas.
“Mas, por favor, qual a contrapartida que temos? Como proteger as futuras gerações? E se o ano inteiro for assim? E se a pandemia continuar por seis meses, oito meses, o ano inteiro?”, perguntou o Ministro durante um evento nesta semana.
Auxílio
O Governo Federal vem trabalhando com a possibilidade de um auxílio. Esse auxílio seria no valor de R$250. Mas isso poderia cair para R$200. Aliás, a ideia é fazer esses pagamentos por cerca de três ou quatro meses, para cerca de 32 milhões de pessoas.