Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, defendeu nesta sexta-feira (15) que a legenda dirigida por ele fique neutra durante as eleições deste ano. A revelação foi feita nas redes sociais.
No Twitter, Gilberto Kassab afirmou que encaminhou essa proposta de neutralidade para a Convenção Nacional da legenda. A manifestação do ex-prefeito paulista acontece no momento em que o PSD vê o PT de Luiz Inácio Lula da Silva tentar se aproximar de partidos da chamada terceira via.
De acordo com informações do por “G1”, no começo da semana, enquanto estava em Brasília, Distrito Federal, Lula se encontrou com Rodrigo Pacheco, que é do PSD e presidente do Senado, e também com outros parlamentares.
Na publicação, Gilberto Kassab explicou que, “ao longo de meses e com a atuação de diversas lideranças”, o partido “buscou o desenvolvimento de uma candidatura própria”, que seria a do senador Rodrigo Pacheco, que acabou desistindo de disputar o cargo.
Por conta da desistência, informou o presidente do PSD, a legenda fez uma consulta nacional, que não teve um consenso no resultado. “Foram ouvidos parlamentares (em todos os níveis), dirigentes partidários, líderes de todos os cantos do país. A constatação é que não temos unidade para caminhar coligados com um candidato de outro partido”, explicou.
“Diante das opções existentes, haveria preferências diversas no partido não apenas quando consideramos o Brasil, mas em instâncias partidárias dentro de Estados e, até, de municípios”, escreveu Gilberto Kassab, completando que, por isso, o correto a se fazer é adotar a “neutralidade”.
“Diante dos fatos apresentados, encaminho como proposta para nossa Convenção Nacional que o Partido Social Democrático adote a neutralidade nesta eleição presidencial”, explicou ele, completando que, com o objetivo de “não interferir na boa governança partidária”, visto que ocupa a presidência do partido, irá declarar o seu apoio pessoal “no momento apropriado”.
Leia também: Presidente do Senado diz que Lula e Bolsonaro têm responsabilidade de promover a paz no país