Termina no próximo dia 31 de dezembro, uma sexta-feira, o prazo para os aposentados, pensionistas e os anistiados políticos civis do poder Executivo Federal que não realizaram a prova de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 efetuarem a comprovação.
Vale lembrar que durante este período, a obrigatoriedade do procedimento foi suspensa como uma medida de prevenção ao contágio pela Covid-19, mas voltou a ser exigida a partir de outubro de 2021.
Calendário
Confira o calendário da retomada do procedimento:
Prova de vida
Para realizar o procedimento, os aposentados, pensionistas e os anistiados devem comparecer presencialmente à uma agência do banco onde recebem o pagamento, em posse de um documento de identificação oficial com foto.
Além disso, como alternativa, pode ser realizada a prova de vida digital. E para tanto, é preciso ter a biometria (identificação digital) já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Então, no celular, é necessário instalar o aplicativo GOV.BR, por meio do qual é realizada a validação facial.
Ainda mais, o acompanhamento da situação da prova de vida, assim como a obtenção do seu comprovante e notificações para lembrar o prazo da realização do procedimento, podem ser obtidos através do aplicativo SouGOV.BR, desenvolvido exclusivamente para os servidores ativos, aposentados e pensionistas da Administração Pública federal.
Por fim, saiba que independentemente do canal em que realizou a prova de vida, o beneficiário pode consultar a sua situação por meio do aplicativo SouGOV.BR, que está disponível nas lojas Google Play e App Store, ou ainda pelo computador.
Fonte: Ministério da Economia
Confira ainda: PEC dos Precatórios é aprovada em 1º turno na Câmara e segue em análise nesta quarta