Os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do poder Executivo Federal, puderam contar com o serviço de prova de vida digital, que pode ser realizada pelo celular, utilizando os aplicativos SouGov.br e GOV.BR,
“Esses beneficiários realizaram a prova de vida de forma remota, por meio de soluções tecnológicas inovadoras, desenvolvidas há menos de um ano”, destacou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.
“Isso mostra a capacidade que temos para responder rapidamente à necessidade de um atendimento mais ágil e seguro, facilitando a vida dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, especialmente durante o distanciamento social imposto como medida de proteção na pandemia”.
Procedimento da prova de vida
A saber, todos os anos, no mês do aniversário, cerca de 700 mil beneficiários do Executivo federal civil precisam provar que estão vivos para continuar recebendo o pagamento.
Vale destacar que até outubro de 2020, a prova de vida era feita exclusivamente de maneira presencial, na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento ou na Unidade de Gestão de Pessoas do órgão, caso o pagamento já estivesse suspenso.
No entanto, diante da pandemia e considerando que a maioria desse público faz parte do grupo de risco, a obrigatoriedade da prova de vida ficou suspensa entre março de 2020 e setembro de 2021.
Nesse período, porém, as novas tecnologias permitiram a comprovação à distância.
Prova de vida digital completa um ano
Em 24 de novembro de 2020, o serviço foi lançado como projeto-piloto, dirigido a cerca de 10 mil beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social do Executivo federal e, em maio de 2021, a prova de vida digital foi aberta a todos os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.
Para realizar a comprovação digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Então, no celular, é necessário instalar o aplicativo GOV.BR, por meio do qual é realizada a validação facial.
O acompanhamento da situação da prova de vida e a obtenção do seu comprovante são realizados pelo aplicativo SouGov.br, desenvolvido exclusivamente para servidores ativos, aposentados e pensionistas da Administração Pública federal.
A possibilidade de realizar a prova de vida de qualquer lugar e a qualquer hora é uma das principais vantagens para os beneficiários, até mesmo para aqueles que estão fora do país.
Plataforma SouGov.br
O aplicativo SouGov.br está disponível nas lojas Google Play e App Store, ou pelo computador.
Fonte: Portal do Servidor do Governo Federal
Confira ainda: PEC dos Precatórios: João Roma faz apelo para que Senadores aprovem proposta