Atenção, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)! Aqui vai uma informação muito importante: a prova de vida voltou a ser obrigatória em 2022, após três meses de suspensão.
Como se sabe, o procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.
Prova de vida INSS
Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa em virtude da pandemia de Covid-19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro à uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.
Sendo assim, de acordo com o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam realizar, entre janeiro e abril, a prova de vida referente ao ano de 2021.
Calendário
Uma portaria publicada no último dia 28, no Diário Oficial da União, estendeu os prazos para a realização da prova de vida, além de trazer o calendário que define as datas para os beneficiários que não realizaram o procedimento desde o ano de 2020.
Acompanhe:
Mês em que a prova de vida venceu |
Prazo final |
Até dezembro de 2020 |
Fevereiro de 2022 |
Janeiro a junho de 2021 |
Março de 2022 |
Julho e agosto de 2021 |
Abril de 2022 |
Setembro e outubro de 2021 |
Maio de 2022 |
Novembro e dezembro de 2021 |
Junho de 2022 |
Como proceder?
A prova de vida do INSS deve ser realizada no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.
Além disso, os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo ‘Meu INSS’.
Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem solicitar visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’.
Reativação
Segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo ‘Meu INSS’.
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