Aposentados e pensionistas do INSS devem realizar o procedimento da Prova de Vida anualmente, no mês de aniversário, a fim de comprovar ao governo que estão vivos e aptos a receber os benefícios previdenciários. O objetivo da Prova de Vida é evitar fraudes e pagamentos indevidos dos benefícios.
Segundo o portal Jornal Contábil, atualmente o número de beneficiários que precisam realizar a Prova de Vida chega a 720 mil, entre aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Executivo Federal Civil.
Para facilitar a vida desse grupo, canais digitais estão disponíveis como forma de cumprir o procedimento obrigatório, de forma remota. Com isso, 300 mil acessos à Prova de Vida Digital já foram realizados, desde maio de 2021. Os dados são do Ministério da Economia ao Jornal Contábil.
Vantagens da Prova de Vida Digital
Os beneficiários são atraídos pelo procedimento pela comodidade, segurança e agilidade, permitindo que possam cumprir com a obrigatoriedade sem sair de casa ou até mesmo realizar a Prova de Vida de outro país.
Quem pode usufruir da Prova de Vida Digital?
A Prova de Vida Digital é feita pelo aplicativo gov.br – disponível para Android e iOS. Entretanto, quem define se você poderá realizar o procedimento digitalmente é o órgão que paga o seu benefício.
De acordo com o portal do governo, o órgão responsável pelo pagamento do seu benefício comunicará se você pode ou não fazer a Prova de Vida Digital pelo aplicativo.
Caso seja autorizado o procedimento, o beneficiário deve possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pois, para a comprovação dos dados, é utilizada uma foto de reconhecimento facial que será validada pela base de dados da Senatran e da Justiça Eleitoral.
Órgãos que já se integraram à Prova de Vida Digital
Veja a lista dos órgãos que já aderiram a Prova de Vida Digital e pode convocar seus beneficiários para a realização do procedimento:
- INSS;
- Sigepe;
- Exército Brasileiro;
- Marinha do Brasil;
- Força Aérea Brasileira;
- Tribunal Superior do Trabalho;
- Polícia Militar do Distrito Federal;
- Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Como realizar a Prova de Vida Digital?
O procedimento é realizado através do reconhecimento facial, pelo aplicativo gov.br. Para realizar a Prova de Vida Digital siga o passo a passo informado pelo site do governo:
- Baixe o aplicativo gov.br em seu smartphone;
- Caso não possua uma conta gov.br, crie uma;
- Após logar no aplicativo, vá em “Serviços”, na tela inicial e clique em “Prova de Vida”;
- Na tela seguinte, “Histórico de Prova de Vida”, clique em “Prova de Vida pendente”;
- Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, conclua clicando em “OK”;
- Na tela “Autorização” o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
- Acompanhe a Prova de Vida pelo site do órgão pagador do seu benefício.
O governo recomenda que em caso de dúvida ou dificuldade, o cidadão deve entrar em contato com o serviço de atendimento do órgão pagador do seu benefício.
Leia também: Imposto de Renda: Saiba como evitar erros e cair na malha fina