Os beneficiários da Previdência Social podem contar com um novo canal para o esclarecimento de dúvidas sobre o procedimento da prova de vida.
Este canal é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, como uma alternativa para que não seja necessário o deslocamento até uma agência para obter as informações e ainda permite realizar o acompanhamento de suas solicitações.
Central para dúvidas da prova de vida
Através do número 0800 726 0207, opção 7, com horário de funcionamento 24 horas, as dúvidas podem ser esclarecidas.
É importante informar, para facilitar, que para o atendimento telefônico, o beneficiário precisa ter em mãos o número do seu benefício ou CPF e a data de nascimento.
Assim, a Central de Atendimento pode proporcionar as seguintes opções:
- Situação do Benefício – identificação da situação da última parcela do seu benefício para avaliar se está: disponível, paga, bloqueada, parcela não sacada, devolvida ao INSS ou não localizada;
- Prova de vida – identificação da data da última prova de vida realizada e a sua vigência;
- Portabilidade – orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do benefício e consulta sobre a situação atual da portabilidade que já tenha sido solicitada.
Prova de Vida: O que é?
A prova de vida é uma exigência do INSS e deve ser feita anualmente por quem recebe benefício, independente da instituição financeira escolhida para o pagamento.
Na CAIXA, o procedimento pode ser realizado em qualquer agência ou na rede de autoatendimento (caixas eletrônicos), sendo que para esse último caso, é preciso que o beneficiário tenha identificação biométrica cadastrada.
A saber, a ausência da prova de vida implica no bloqueio do benefício pelo INSS até a sua regularização.
Como solicitar o procedimento pelo telefone
Siga as orientações:
- Faça uma ligação telefônica para o número 135, das 7h às 22h, de segunda a sábado;
- Tenha em mãos o número do CPF da pessoa para quem quer requerer o atendimento;
- Ao ouvir as opções informadas pela gravação, digite 0 (zero) para falar com um atendente;
- Informe o serviço que deseja pedir, como prova de vida ou cadastro e renovação de procuração.
Como solicitar o procedimento pelo aplicativo
Siga as orientações:
- Faça login no “Meu INSS” (caso não tenha senha, será preciso cadastrar uma);
- Na barra de pesquisa que aparece abaixo do seu nome, digite: prova de vida;
- Escolha a prova de vida mais adequada à situação do solicitante (dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos);
- Siga as orientações que aparecerão na tela.
E aqueles que possuem dificuldade de locomoção?
Os aposentados e pensionistas com mais de 80 anos de idade ou com dificuldade de locomoção poderão realizar o procedimento de prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem precisar sair de casa.
A prova de vida domiciliar é regulamentada por meio da Portaria 1.321 que consta no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o artigo 4º da Portaria: “Os beneficiários com dificuldades de locomoção ou idosos acima de oitenta anos, sem procurador ou representante legal cadastrado, poderão solicitar a realização de prova de vida por intermédio de pesquisa externa, mediante o comparecimento de representante do INSS à residência ou local informado no requerimento”.
O pedido de visita de um servidor para a realização da prova de vida poderá ser feito pela central telefônica 135 e pelo aplicativo ou portal ‘Meu INSS’, mesmo que o idoso ou o incapacitado de se locomover não tenham um procurador ou um representante legal cadastrado junto ao instituto.
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