Todos aqueles candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 têm como prazo limite esta terça-feira (20), para concluir o procedimento de comprovação dos dados informados no ato da inscrição.
Em outras palavras, quer dizer que o candidato tem apenas até hoje (20/02) para entregar a documentação na instituição em que foi aprovado.
Então, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), o procedimento tem o intuito de comprovar as informações prestadas na inscrição e pode ser realizado presencialmente na instituição ou por meio eletrônico.
Aliás, as instituições de ensino superior devem registrar até a sexta-feira (23), se os candidatos pré-selecionados foram aprovados ou rejeitados. As informações devem constar no Sistema do Prouni (SisProuni).
Além disso, nesse mesmo dia, as instituições devem emitir os Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação.
Garantir a vaga do Prouni
O MEC ressalta ainda que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para conferência das informações. E atenção: a perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a perda da bolsa do Prouni.
Mais sobre o programa
A saber, a primeira edição do Prouni 2024 ofertou 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.
Para quem não está familiarizado, cabe explicar que o Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo são estudantes sem diploma de nível superior.
O que é necessário para participar do Prouni?
Para se inscrever no Prouni, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
Ainda mais, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e não pode ter participado do exame na condição de treineiro.
Em complemento, vale citar que o processo seletivo tem duas chamadas sucessivas.
Assim, a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada deve ser publicada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 27 de fevereiro.
De acordo com o edital, o período para o candidato manifestar interesse em participar da lista de espera por uma vaga no Prouni, no site do processo seletivo, será nos dias 14 e 15 de março de 2024.
O resultado da lista de espera do primeiro semestre vai ser divulgado em 18 de março.
Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo, publicado pelo MEC em janeiro.