O prazo foi iniciado nesta segunda-feira (21) para que os candidatos, que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2023, apresentem os documentos comprobatórios das informações fornecidas durante a inscrição. O período de entrega dos documentos na instituição de ensino vai até o dia 28.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Além disso, a classificação dos estudantes ocorre com base nas opções de curso escolhidas e nas pontuações alcançadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso de acordo com diferentes modalidades de concorrência. Por exemplo, a ampla concorrência e políticas afirmativas destinadas a pessoas com deficiência, autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Os detalhes sobre os prazos e os documentos necessários estão indicados no edital nº9, publicado pelo Ministério da Educação em junho. Estas diretrizes se aplicam à comprovação de conclusão do ensino médio, assim como aos casos de candidatos com deficiência e à formação para o magistério da educação básica.
Para o segundo semestre de 2023, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um total de 276.566 bolsas de estudo. Deste montante, 215.530 são bolsas integrais, enquanto 61.036 são bolsas parciais, cobrindo 50% do valor da mensalidade de cursos de graduação ou sequenciais de formação específica.
Leia também: Governo prevê AUMENTO do Salário Mínimo em 2024! Veja valor estimado
O que é o Prouni?
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa do governo federal brasileiro. Ele foi criado com o objetivo de facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior privado. Dessa forma, o Prouni oferece bolsas de estudo parciais (50% do valor da mensalidade) e integrais (100% do valor da mensalidade) em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.
Então, para participar do Prouni, os estudantes devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, devem ter alcançado uma pontuação mínima estabelecida pelo programa. Da mesma maneira, existem critérios de renda familiar que devem ser atendidos. Por exemplo, os candidatos às bolsas integrais devem comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Da mesma forma, os candidatos às bolsas parciais devem comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa da família.
Assim, os candidatos pré-selecionados no programa devem apresentar a documentação necessária. Isso deve ser feito para comprovar as informações fornecidas durante a inscrição. Então, caso cumpram todos os requisitos, eles poderão usufruir da bolsa de estudos durante todo o período de duração do curso.
Assim, o Prouni representa uma importante oportunidade para milhares de estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior e não têm condições de arcar com os altos custos das mensalidades das instituições privadas. Dessa forma, por meio desse programa, é possível realizar o sonho da graduação e melhorar as perspectivas de futuro profissional dos estudantes beneficiados.
Leia também: Como fazer inscrição no Cadastro Único 2023: Aprenda aqui!
Como participar
Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni), é necessário cumprir alguns requisitos e seguir os passos abaixo:
- Requisitos:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente. Além disso, obter uma pontuação mínima estabelecida pelo programa;
- Ter concluído o ensino médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral em escola da rede privada, ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino;
- Ter renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50% do valor da mensalidade).
- Inscrição:
- A inscrição no Prouni é realizada por meio do site oficial do programa (prouniportal.mec.gov.br).
- O candidato deve fornecer seu número de inscrição e senha do Enem.
- É possível escolher até duas opções de curso e instituição de ensino.
- Resultado:
- Durante o período de inscrição, os candidatos podem consultar a nota de corte dos cursos para acompanhar suas chances de seleção.
- Ao final do período de inscrição, o MEC realiza a divulgação dos resultados das chamadas regulares. Os candidatos pré-selecionados devem verificar as datas e horários para a comprovação de documentos na instituição de ensino.
- Comprovação de Documentos:
- Os candidatos pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino para a qual foram selecionados, munidos dos documentos comprobatórios das informações fornecidas na inscrição, como comprovante de renda, comprovante de residência, histórico escolar do ensino médio, entre outros.
- Lista de Espera:
- Caso não tenha sido pré-selecionado na primeira chamada, o candidato pode manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni.
- A lista de espera é utilizada para preencher as vagas remanescentes das chamadas regulares. Os candidatos classificados na lista de espera também devem apresentar a documentação na instituição de ensino.
Documentação
Entre os dias 21 e 28 de agosto, os candidatos que forem incluídos na lista de espera deverão apresentar a documentação necessária para verificar a veracidade das informações fornecidas durante a inscrição. Assim, esse procedimento deve ser conduzido na própria instituição de ensino, seguindo os requisitos estabelecidos no edital. Ele abrange a confirmação da conclusão do ensino médio, situação de pessoa com deficiência e qualificação para o magistério na educação básica.
Para o segundo semestre de 2023, o Ministério da Educação (MEC) colocou à disposição um total de 276.566 bolsas. Desse montante, 215.530 bolsas são integrais, cobrindo a totalidade das mensalidades dos cursos de graduação ou sequenciais de formação específica. Entretanto, 61.036 bolsas são parciais, cobrindo 50% do valor das mensalidades desses cursos.
Leia também: Frequência escolar e Bolsa Família: Com quantas faltas se perde o benefício?