O prazo para os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) será ampliado em um dia.
Sendo assim, as inscrições vão terminar às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 2 de fevereiro.
A saber, nessa edição do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.
Inscrições para o Prouni
Para se inscrever, o participante deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br.
Caso já o tenha, basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.
E atenção! As inscrições no Prouni são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet.
Resultado
O processo seletivo do primeiro semestre do Prouni 2024 será constituído por duas chamadas sucessivas.
Desse modo, os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).
Mais sobre o Prouni
Para quem não está familiarizado, cabe mencionar que o Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
Com isso, para concorrer às bolsas integrais do Prouni, o estudante deve ter concluído o ensino médio e ainda comprovar uma renda familiar bruta mensal – por pessoa – de até 1,5 salário mínimo.
Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Caso o estudante seja selecionado, a comprovação de renda deve ser feita no momento da inscrição e, também, na matrícula na instituição privada de ensino superior, com contracheques, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários.
Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem, e também não pode ter participado do exame na condição de treineiro.
Direito e Medicina
Por fim, é interessante mencionar que o primeiro edital de 2024 do Prouni aumentou o número de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina.
A saber, o aumento de vagas nesses dois cursos foi autorizado em dezembro passado, com o objetivo de acomodar mais bolsistas do Prouni nas vagas dos dois cursos de graduação em todo o país.
Com informações do Ministério da Educação