Após um grande alvoroço, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2024.
Sendo assim, os candidatos podem conferir a lista dos pré-selecionados pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A primeira edição do programa ofertou 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.
Etapa da documentação do Prouni
Atenção! O candidato pré-selecionado na segunda chamada do Prouni deverá entregar a documentação na instituição de ensino superior na qual foi pré-aprovado até 12 de março.
A saber, o procedimento visa à comprovação das informações prestadas na inscrição e pode ser realizado por comparecimento na instituição ou por meio eletrônico.
Resultado
A instituição deverá registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada no Sistema do Prouni (SisProuni) até 15 de março.
No mesmo período, as instituições também devem emitir os respectivos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação.
Lista de espera do Prouni
Por fim, o candidato que desejar participar da lista de espera do Prouni 2024/1 deve manifestar interesse nos dias 18 e 19 de março, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Então, o resultado da lista de espera será divulgado pelo MEC, no dia 22 de março, no SisProuni.
Mais sobre o programa
Criado em 2004, pela Lei n. 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
Atraso na divulgação do resultado
Para quem não acompanhou nada na ocasião, cabe pontuar que inicialmente o resultado da segunda chamada do Prouni estava programada para ser liberado no dia 27 de fevereiro.
No entanto, problemas não exatamente esclarecidos pelo MEC fizeram com que uma nova data fosse sinalizada: 28 de fevereiro. Contudo, a mesma também não foi cumprida.
Em seguida, no Portal constava a data de 1º de março, mas como o resultado efetivamente foi liberado após a meia-noite, na verdade as informações ficaram disponíveis já no dia 2 de março.
Sem dúvidas, diante de todo esse atraso, os candidatos não perderam tempo e deixaram a sua insatisfação exposta nas redes sociais.
Acompanhe alguns dos relatos da ocasião:
“O resultado da 2ª chamada já é uma vergonha. Atraso e descaso com o aluno. Já era para ter saído o resultado 00:00, mas vai ter enrolação de novo”, desabafou o estudante.
“Espero nunca mais depender do Sisu/Prouni, nem nada do MEC. Falta de respeito pelos estudantes”, sinalizou outra candidata.