Atenção! Terminam nesta quinta-feira (1º), as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 406.428 bolsas serão ofertadas, sendo 308.977 (76%) integrais e 97.451 parciais (50%). Elas serão distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições.
Aliás, segundo o MEC, a atual edição é a que apresenta maior oferta de bolsas desde o início do programa em 2005.
Inscrição no Prouni
A saber, as inscrições para o Prouni devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Em resumo, para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem, e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
Então, o processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 6 e 27 de fevereiro.
Mais detalhes
As notas do Prouni podem ser usadas para concorrer a bolsas de ensino em instituições privadas para cursos de graduação em instituições privadas. Os processos seletivos ocorrem duas vezes por ano e têm como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal – por pessoa – de até 1,5 salário mínimo.
Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Turbulência nas redes sociais
Quem acompanha o Brasil 123 está por dentro da saga que os candidatos enfrentam para o acesso ao resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Inicialmente marcada para esta terça-feira (30), a divulgação foi adiada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso por conta de “problemas técnicos no sistema” que impediram que o prazo inicial fosse cumprido.
“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota publicada na noite desta terça-feira (30).
A decisão, certamente repercutiu de forma intensa nas redes sociais.
“Eu não posso atrasar 1 minuto para a prova porque sou desclassificada, mas o Inep pode atrasar horas do resultado e a gente tem que aceitar tranquilamente?”, indagou uma candidata em sua rede social X, antigo Twitter.
Na mesma rede, outro candidato se manifesta:
“Bom dia pra todo mundo, menos pra galera do MEC e do INEP, que estão sendo responsáveis pela maior bagunça que já vimos no Sisu. Para melhorar, ainda tá bugado o Prouni agora, que já não mostrava nota de corte e agora não mostra nem posição mais”.
Mais uma candidata demonstra a sua insatisfação:
“O resultado atrasado o Sisu está atingindo diretamente o Prouni. Porque certamente quem passou no Sisu, está garantindo sua vaga no Prouni, tirando assim a vaga de quem não passaria no Sisu”, argumentou.
Com informações da Agência Brasil