Se você quer garantir sua bolsa do Prouni 2024, é hora de apertar o passo! Isso porque as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) vão até às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2).
Aliás, até às 19h desta quinta-feira, 1º de fevereiro, um total de 1.035.105 pessoas já haviam se inscrito para o processo seletivo do primeiro semestre de.
De acordo com o levantamento parcial do Ministério da Educação (MEC), o programa registrou 1.264.661 inscrições, tendo em vista que cada candidato pode optar por até dois cursos.
A saber, nessa edição, são oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.
Resultado Prouni 2024
Vale destacar que o processo seletivo do primeiro Prouni de 2024 será constituído por duas chamadas sucessivas. Desse modo, os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).
Quem pode participar?
O candidato pré-selecionado deve comprovar uma renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso.
Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
Ainda mais, para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- Feito o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
- Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Além disso, para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
Por fim, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
Com informações do Ministério da Educação