Ufa! Os resultados do Programa Universidade para Todos (Prouni) foram divulgados nesta terça-feira (6), após uma grande turbulência.
A saber, o conteúdo pode ser verificado no site https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Para tanto, é preciso utilizar o login da conta gov.br com CPF e senha.
Problemas para acessar o resultado do Prouni 2024
Às 15h05, cerca de cinco minutos após a publicação das listas de pré-selecionados, o site do Prouni saiu do ar para a maior parte dos candidatos.
Nas redes sociais, candidatos relatavam que, apenas no começo da noite, conseguiam acessar os resultados sem interrupções no acesso.
Afinal, o que significa ser “pré-selecionado”?
Vamos lá! Essa explicação é bem importante! Vale destacar que o sistema do Prouni não chama ninguém de “aprovado” logo de cara. Isso porque após a divulgação, ainda haverá as etapas de:
- Verificação de documentos, para comprovar o que foi informado no ato da inscrição, tal como a renda familiar (aliás, fique atento aos prazos da instituição, pois todo esse processo é de responsabilidade do candidato. Vá atrás!);
- Provas adicionais (apenas em universidades que implementam essa fase extra, com a exigência de que informem aos alunos os detalhes do processo em no máximo 24 horas após a divulgação dos resultados);
- Formação de turmas (é preciso que haja um número mínimo de matriculados no curso para que a turma exista). Se não isso acontecer, o candidato do Prouni será reprovado.
Quem não foi pré-selecionado ainda tem chance?
Sim. Então, fique de olho, pois será publicada uma segunda chamada no dia 27 de fevereiro.
Nessa etapa, caso o aluno novamente seja reprovado, ele pode manifestar o interesse em concorrer à lista de espera, na qual as instituições de ensino convocam candidatos para preencher as bolsas não ocupadas.
O que é o Prouni?
Por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos de baixa renda podem pleitear bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas. Cabe ressaltar que o programa ocorre duas vezes por ano.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa).
Já para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).
Resumo da edição de 2024
- Inscrições: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
- Resultado da primeira chamada: 6 de fevereiro;
- Resultado da segunda chamada: 27 de fevereiro;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março;
- Resultado da lista de espera: 18 de março.