O Programa Universidade Para Todos (Prouni) abriu as consultas para o primeiro semestre de 2021. As inscrições poderão ser realizadas nos dias 12 a 15 de janeiro.
De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), desde a última segunda-feira (4) os estudantes podem realizar as consultas por meio do portal do Prouni. A fim de facilitar e deixar o acesso mais intuitivo, as informações estão disponibilizadas de forma separadas por instituição, estado, cursos e modalidades de bolsas, sendo o último em relação as bolsas integrais ou parciais.
O critério de escolha dos alunos para o Bolsa Prouni será a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019. Partindo disso, as notas do Enem 2020, o qual teve a liberação de consulta dos locais de provas nesta terça-feira (05), serão usadas no segundo semestre deste ano.
Inscrição
Para se inscrever basta inserir o número de inscrição do Enem 2019 e a última senha cadastrada na plataforma do Enem. O candidato tem a opção de escolher até dois cursos.
Regras do Bolsa Prouni
O edital informa que é obrigatório o aluno ser da rede pública de ensino, ou seja, não bastando ter cursado apenas um ano no público, mas sim todo o ensino médio. Também existe a possibilidade de se inscrever quem estuda em rede privada por intermédio de bolsa.
É importante destacar que os professores da rede pública de ensino também poderão participar do Prouni.
Confira mais informações:
- Desconto de 50% na mensalidade para bolsas integrais ou parciais;
- É necessário que o candidato comprove renda familiar de até 1,5 salário mínimo para ganhar bolsa, no caso das integrais;
- Parciais são para famílias com renda per capita de 1,5 a 3 salários mínimos;
- A primeira chamada do Prouni acontece no dia 19 de janeiro.