O protetor solar é um dos itens mais importantes do skincare. Contudo, para conseguir uma proteção eficaz e ainda cuidar de suas necessidades específicas, é preciso saber identificar qual o melhor filtro solar para o seu tipo de pele.
Protetor solar para peles oleosas
Nas peles oleosas, por exemplo, os poros dilatados acentuam o aparecimento de cravos e espinhas no rosto. Por isso, a dica é apostar em produtos com textura leve, em gel ou gel-creme, para proteger e hidratar na medida certa, sem obstruir os poros.
O ideal, nesses casos, é evitar itens com muito óleo na fórmula e optar por um produto de rápida absorção.
Protetor solar para peles secas
Quem tem pele seca deve buscar protetor solar com ação hidratante e com ácido hialurônico. É importante apostar numa fórmula enriquecida com ingredientes hidratantes, como a água termal. Nesse sentido, a hidratação é fundamental para manter a barreira cutânea saudável, o que previne irritações, sensibilidade, coceira e até crises de doenças de pele, como a dermatite atópica.
Protetor solar para peles normais
A pele normal é hidratada, macia e com pouca oleosidade. A recomendação é escolher produtos com versões em creme, pois eles formam uma camada protetora sobre o rosto que evita o ressecamento e mantém o equilíbrio da pele.
Benefícios do protetor solar
Existem vários benefícios ao usar o protetor solar específico para o seu tipo de pele. Você tem a proteção solar correta e consegue controlar acne, descamação e excesso de oleosidade, por exemplo. Você faz a prevenção do câncer de pele e do envelhecimento e ainda vai tratar a pele contra as dermatites, favorecendo o controle do pH.
Além disso, não deixe de usar todos os dias e de reaplicar a cada 2/3 horas para ficar sempre protegido do sol e da luz visível.
Consulte o dermatologista para descobrir qual o protetor solar ideal para você.
Veja mais sobre protetor solar aqui.