O propósito de vida, comumente associado a escolhas profissionais, na verdade abrange muito mais que isso. O propósito refere-se a estar alinhado com suas vontades e valores. Além disso, ele preenche uma pessoa no sentido de sentir-se útil à sociedade e sentir que está fazendo o bem e o certo. Ele é paixão. Veja dicas para encontrar o seu, no artigo abaixo:
Relaxar a mente: 14 pequenos hábitos para aplicar no dia a dia
Defina suas áreas de interesse
Primeiramente, defina aquilo que você gosta de aprender e de saber mais sobre. Se possível, anote todas as temáticas das quais você se lembrar em um papel. Para encontrar o seu propósito, é necessário saber o que te chama atenção e desperta sua curiosidade, já que é algo que você fará pelo resto da vida.
Conheça suas habilidades
Em seguida, conheça aquilo que você faz bem feito e o que tem capacidade de aprender de forma rápida e tranquila. Isso é muito importante, já que, mesmo tendo interesse por várias áreas, não significa que você tenha habilidades para executá-las. O ideal é unir as duas coisas: o que você gosta de aprender, com o que você consegue executar bem.
Saiba o que você ama
Muitas coisas que vemos mexem conosco de uma maneira diferente. Aquilo que você ama não é apenas aquilo que te interessa, mas aquilo que te dá prazer em fazer. Ou seja, identifique aquilo que, na prática, faz com que você seja feliz e se sinta útil praticando.
Como lidar com as frustrações: é possível lidar com elas de forma mais suave
Defina o que você não gosta de fazer
Saber aquilo que você não gosta é tão importante quando saber o que você gosta. Isso porque, definindo aquilo que te incomoda, ou com o que você não gostaria de mexer no dia a dia, você consegue excluir várias coisas da sua lista. Mesmo coisas do nosso interesse na teoria, podem não ser da mesma forma, na prática.
Analise como você pode fazer a diferença
Todas as pessoas que buscam um propósito querem fazer a diferença, não apenas para si mesmas, mas para o mundo. Por isso, pense naquilo que está ao seu alcance fazer para ser mais feliz e para contribuir com o mundo ao seu redor de forma positiva. Comece pelo que você sabe e é capaz de fazer.
Faça testes e não tenha pressa
Não pense que tomar uma decisão tão importante, como o seu propósito de vida, acontecerá de forma rápida. Acontecerá de forma espontânea, no tempo em que você se conhecer o suficiente para identificá-lo. Por isso, não se cobre por uma decisão imediata.
Se você está ansioso por não saber o seu propósito, se forçar a pensar sobre isso pela simples obrigação de decidir, te fará sentir pior. Viva o hoje, agarre as oportunidades que surgirem na sua vida. Mesmo aquelas coisas que você nunca imaginou fazer, podem te abrir portas e te mostrar caminhos pelos quais você gostará de andar.
O seu propósito surgirá tão logo você consiga se desprender da obrigação de decidir e comece a apreciar cada passo da sua jornada.
Como gostar de estudar: dicas para apreciar mais o momento do aprendizado