O Ministério da Educação (MEC) foi responsável por criar o Pronatec, abreviação de Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em 2011. Desde então, o programa se mostrou uma ótima maneira de inserir profissionais de nível técnico no mercado.
Por isso, o Pronatec é bastante procurado por jovens que querem se inserir no mercado de trabalho de forma rápida. Contudo, existem algumas regras para quem pode se inscrever no programa. Assim, não são todos os brasileiros que possuem direito a esse benefício.
Confira mais sobre Pronatec 2023 no artigo abaixo!
O que é o programa Pronatec?
O Pronatec é um programa que oferece diversos curso técnicos gratuitos para a população. Esses cursos são disponibilizados em parcerias com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAT e SENAR) e com instituições de ensino privadas. Além disso, as redes de educação profissional e tecnológica federais, estaduais e municipais, também, entram na parceria.
Com esses cursos, as pessoas que, muitas vezes, só teriam o ensino médio, conseguem uma chance de ter um curso técnico profissionalizante. Isso gera mais oportunidade de trabalhos e uma perspectiva de empregos melhores.
Quem pode se inscrever?
O Pronatec possuía, como público alvo, estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. Além disso, alunos de escolas particulares, mas que tinham 100% de bolsa, também podiam se cadastrar. Contudo, houve uma necessidade de ampliação do público alvo do programa.
Dessa forma, além dos grupos já citados, alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA) também podem se inscrever. Assim como, beneficiários de programas de transferência de renda.
Contudo, ainda existem mais alguns requisitos para entrar no programa, sendo eles:
- Ter matrícula no CadÚnico e estar recebendo auxílio do Governo.
- Estar frequentando o ensino fundamental médio ou já ter concluído o médio.
- Ter, como renda familiar, até dois salários mínimos.
- Não ter feito mais de dois cursos no Pronatec no ano da matrícula.
Quais modalidades existem e como me inscrever?
O Pronatec é dividido em três modalidades diferentes: Curso Técnico I, Curso Técnico II e Bolsa Formação (ou cursos de Formação Inicial e Continuada. Cada uma dessas modalidades serve para um grupo de pessoas específicos. Assim, é preciso saber em qual o candidato se encaixa.
O Curso Técnico I é a modalidade que atende os estudantes que já formaram no ensino médio. Os cursos dela possuem duração máxima de um ano. Já o Curso Técnico II, contempla os estudantes que ainda estão cursando o ensino médio. Ela, também, possui duração máxima de um ano.
Por fim, a Bolsa Formação possui, como foco, os beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Assim, as pessoas podem ter desde o ensino fundamental, até o ensino médio completo. Os cursos duram, no mínimo, dois meses. Mas, no geral, a duração dos cursos é de três a seis meses.
Não existe uma época exata para a inscrição no programa. Isso porque cada instituição de ensino abre as matrículas em uma época. Assim, é necessário estar sempre olhando a disponibilidade de vagas no site oficial.