Um projeto em tramitação na Câmara Federal quer exigir a instalação de câmeras de segurança dentro da viatura de policiais ao redor do país. Pela proposta, todas as viaturas precisariam ter essa câmera para filmar possíveis irregularidades.
O autor desse projeto é o deputado federal Igor Kannário, do DEM da Bahia. De acordo com ele, a ideia da proposta também seria proteger os próprios policiais. Isso porque em abordagens os próprios policiais poderiam provar suas versões.
Mas o fato é que o projeto é polêmico. Nas redes sociais, muitos internautas afirmaram que isso seria uma espécie de tentativa de intimidar o policial. Essas pessoas argumentaram que esses policiais enfrentariam dificuldades inclusive para agir em situações de urgência.
Outra parte dos internautas elogiou a proposta. De acordo com essas pessoas, essa seria uma medida importante para tentar frear a onda de morte por policiais no Brasil. Eles argumentam que quem não deve, não precisa temer uma câmera.
O fato é que não há uma lei nacional sobre isso. Acontece que a responsabilidade da segurança pública é competência dos estados. Ou seja, são os governadores que decidem como os policiais podem passar por averiguações. Ou seja, a lei em questão é polêmica.
Câmeras nas viaturas
O deputado Igor Kannário explicou ainda que as câmeras em questão deveriam ser de boa qualidade. O projeto fala em boa resolução, ajuste de foco e sensibilidade que funcione com a iluminação local. Tudo para que fique mais fácil a identificação de provas. Além de ajudar na impressão.
O projeto afirma ainda que as imagens dessa câmera não podem passar por uma destruição antes de 120 dias. Ou seja, uma gravação de hoje só poderia deixar de existir daqui a 120 dias. Vários países do mundo usam métodos parecidos com esse. Aliás, alguns estados brasileiros já seguem mais ou menos essa lógica.