Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados quer criar uma espécie de aplicativo na internet. Nesse aplicativo, as pessoas poderiam fazer uma série de atividades como, por exemplo, fazer o registro de um Boletim de Ocorrência (BO).
Alguns estados do Brasil já oferecem alguns recursos semelhantes em um nível estadual. A ideia do projeto é portanto criar um dispositivo nacional que auxilia nessa situação. Assim, todos os estados e o Distrito Federal passariam a ter esse app.
Pelo app, o cidadão poderia registrar não só o seu BO como poderia também chamar a polícia em casos de emergências. Assim, esse aplicativo acabaria funcionando também como um novo 190. Seja como for, o 190 não chegaria ao fim. As pessoas poderiam seguir ligando para esse número.
A deputada federal Edna Henrique, do PSDB da Paraíba, é a autora do projeto. De acordo com ela, a ideia não é interferir na gestão da segurança pública pelos estados. Mas apenas ajudar a melhorar o atendimento da população.
“Na segurança pública, persiste a oferta quase que exclusiva de atendimento por meio da telefonia, em um modelo tão antigo quanto a própria telefonia fixa”, disse a deputada em entrevista para o site oficial da Câmara Federal.
App para segurança pública
A deputada disse que os estados poderiam se unir em uma cooperação para a criação do app. Mas disse também que é preciso criar um website para as pessoas que não conseguem baixar o aplicativo em seus celulares.
A deputada disse também que o app poderia ter a função contrária. Por exemplo, se a polícia sabe que tem algum caso acontecendo em determinado bairro, então eles poderiam enviar notificações de segurança para as pessoas que usam o app.