A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que torna obrigatória a realização de manutenção em ônibus adaptados a pessoas com deficiência (PL 183/21).
A saber, o texto também exige que os operadores desses veículos sejam devidamente capacitados e treinados para dirigi-los.
Manutenção em ônibus para pessoas com deficiência
O projeto determina que os veículos de transporte coletivo adaptados a receber passageiros com deficiência deverão realizar uma manutenção de forma regular dos equipamentos de acessibilidade, tais como os elevadores.
Além disso, vale destacar que a proposta original, do deputado Juninho do Pneu (União-RJ), previa também a vistoria anual dos veículos.
No entanto, o relator do texto na comissão, o deputado Nicoletti (União-RR), avaliou que a medida poderia criar um ônus desnecessário para os proprietários.
“Propomos, assim, um texto substitutivo que suprime a exigência de vistorias anuais, mas mantendo a obrigatoriedade de manter os equipamentos em funcionamento bem como de capacitar os operadores dos veículos adaptados, sob pena de multa”, afirmou o parlamentar.
Na ocasião, o deputado Juninho defendeu a mudança, uma vez que alega ser comum encontrar ônibus com elevadores quebrados ou motoristas e cobradores que não sabem como operá-los.
“A lei mostra-se ineficaz ao conforto e segurança de seus destinatários, causando-lhes frustração e indignação”, argumentou.
Leia ainda: Caixa Tem: Veja como solicitar até R$ 1.000 de empréstimo
Tramitação
Por fim, o projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com informações da Agência Câmara de Notícias
Veja também: Governo vai devolver parte do FGTS de quem usou o fundo para reservar ações da Eletrobras