O mercado mais uma vez demonstra otimismo e faz projeção de crescimento da economia brasileira. Desse modo, o mercado financeiro projetou um crescimento de 2,29% da economia do país no ano de 2023.
Em contrapartida, se estima que a inflação permaneça estável na casa de 4,84%. Sendo assim, a previsão anterior do mercado financeiro que era de 2,26% para este ano se elevou para 2,29%.
Essa projeção positiva está no boletim Focus do último dia 14 (segunda-feira), pesquisa que tem divulgação semanal pelo Bacen (Banco Central), em Brasília. Além desse dado, o boletim traz as projeções para outros indicadores econômicos importantes do país.
Quer saber mais detalhes sobre as projeções dos principais indicadores da economia brasileira continue a leitura desse texto até o final!
Outros indicadores de projeção de crescimento da economia brasileira
Além dessa projeção para este ano, o boletim traz a expectativa do mercado para o ano de 2024 em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). PIB é referente à soma de todos os bens e também serviços que o país produz. Neste indicador a previsão de crescimento é de 1,3%. Além disso, o mercado faz projeção também para os anos de 2025 e 2026, e prevê ampliação do PIB respectivamente em 1,9% e 2%.
Enquanto isso, o mercado prevê para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) – levando em consideração a inflação oficial do Brasil – também a manutenção em 4,84% em 2023, essa é a mesma previsão da semana anterior.
Já para o ano de 2024, estima-se uma queda na inflação passando de 3,88% para 3,86%. Para os dois anos seguintes (2025/2026), se prevê inflação de 3,5% para ambos.
A inflação acima da meta e a projeção de crescimento da economia brasileira
Apesar do humor otimista do mercado, a estimativa da inflação para 2023 ultrapassa o teto referente a meta que o Bacen deve buscar. Pela definição do CMN (Conselho Monetário Nacional), a meta prevista é de 3,25% para este ano.
Contudo admite -se um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual tanto para cima quanto para baixo. Em outras palavras, o limite para baixo é de 1,75% e para cima é de 4,75%. Segundo o último relatório do Banco Central, a respeito da inflação, a probabilidade de a inflação oficial do país ultrapassar o teto da meta neste ano fica na casa de 61%.
Medidas do Bacen para conseguir alcançar a meta da inflação
Assim, com o objetivo de atingir a meta de inflação, a autoridade financeira utiliza como instrumento primordial a Selic (taxa básica de juros), cuja definição ficou em 13,25% anual pelo Copom (Comitê de Política Monetária) . Nesse sentido, frente a queda substancial da inflação, o Comitê do Banco Central deu início, neste mês, a uma fase de redução da taxa básica de juros.
O BCB, reduziu pela última vez a Selic no mês de agosto do ano de 2020. Nesse mês a taxa desceu de 2,25% chegando a 2% ao ano. Isso ocorreu no período de contração na economia em consequência da crise que a pandemia de covid-19 gerou.
Você acredita que a projeção de crescimento da economia brasileira feita pelo mercado financeiro tende a se concretizar. Comente conosco.