Nesta segunda-feira (8), em coletiva, o governador João Doria anunciou o lançamento de três programas de empreendedorismo em SP – São Paulo. Voltados para mulheres, o objetivo dos programas é gerar rendas e qualificação profissional. Veja como é possível participar!
Conheça os programas de empreendedorismo em SP:
Empreenda Mulher
O “Empreenda Mulher” oferece mais de 60 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação em diversas áreas. Da mesma forma, o programa prevê a liberação de R$ 50 milhões em microcrédito pelo Banco do Povo. Eles são exclusivos para mulheres domiciliadas no estado de São Paulo.
Sendo assim, o objetivo do programa é incentivar a autonomia das mulheres. Com isso, o curso possibilita o acesso a crédito e oferta de cursos de qualificação empreendedora, tecnológica, entre outras áreas.
As informações sobre os cursos e a linha especial do Banco do Povo podem ser consultadas no site.
Programas de empreendedorismo em SP: Prospera Mulher
Enquanto isso, a primeira fase do “Prospera Mulher” deve beneficiar 12 mil famílias em todo o Estado, e tem como público-alvo as chefes de famílias monoparentais. Os requisitos incluem ter crianças de 0 a 6 anos, e que estejam em situação de extrema pobreza. Ou seja, que sobrevivem mensalmente com até R$89 por pessoa), devidamente cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
Além disso, as mulheres devem ser preferencialmente, atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância. Afinal, o programa tem como premissa a inclusão produtiva, estimulando a geração de renda através do acesso ao trabalho, empreendedorismo, capacitações e oportunidades de ofício atrelado a plano de futuro, combinando aspirações pessoais, profissionais, sociais e financeiras; e o incentivo a bancarização e cultura de poupança, com a transferência de recursos.
TODAS in-Rede
Por último, o “TODAS in-Rede” visa o empoderamento e a autonomia das mulheres com deficiência do estado. Por meio de ações de formação profissional, disseminação de informações e criação de uma rede virtual acessível às mulheres com deficiência, dentre os programas de empreendedorismo em SP, esse busca o protagonismo desse público no cenário empreendedor.
Dessa forma, serão trabalhados temas como acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.
Para se cadastrar na Rede Virtual e ficar por dentro de todas as novidades do programa TODAS in-Rede basta acessar: www.todasinrede.sp.gov.br.
Gostou de saber mais sobre programas de empreendedorismo em SP? Caso ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!
Fonte: Governo de SP