Melhorar o currículo na hora de se apresentar a uma empresa e conseguir emprego faz toda a diferença e, com isso uma boa ideia é fazer um curso gratuito. Afinal de contas, quando o candidato para uma vaga possui alguma formação, automaticamente ele é mais atrativo para a empresa.
Apesar de haver no mercado muitos trabalhadores qualificados através da experiência prática. Ter um curso é maneira ideal para aprender a profissão. Como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o ideal é se garantir.
Outra vantagem de se fazer um curso profissionalizante é a possibilidade de ter um salário melhor.
Cursos gratuitos que podem ser feitos à distância
Uma lista de cursos que podem ser feitos à distância foi divulgada e ela está disponível para áreas de gestão, idiomas e tecnologia da informação. Os cursos podem ser feitos em até 80 horas e, por ser à distância, as aulas podem ser assistidas e as provas concluídas nos horários em que forem melhor para o aluno.
Nesse caso, mesmo em situações que o cidadão trabalha durante o dia, ele pode fazer o curso à noite, por exemplo. As vagas disponíveis são:
- Planejamento empresarial;
- Desenvolvedor mobile
- Finanças na empresa
- Espanhol básico
- Desenvolvimento web
- Banco de dados
- Lógica de programação
- Gestão administrativa
As aulas ficam disponibilizadas na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e são em formato assíncrono. Ou seja, ficam disponíveis para assistir a qualquer momento.
Nesse sentido, dentro do prazo de três meses, as aulas são assistidas e a qualquer momento o aluno pode finalizar o curso. Após cumprir as horas exigidas, o aluno poderá solicitar o certificado.
Quem pode se candidatar aos cursos gratuitos?
Para se candidatar ao curso é necessário fazer uma inscrição e, por ser um programa do governo, o candidato precisa cumprir algumas regras. Por exemplo, a localidade, já que os cursos são uma iniciativa do Novotec Virtual, programa ligado ao Governo do Estado de São Paulo.
Embora o curso possa ser feito à distância, é necessário residir dentro do estado. Do mesmo modo, o programa é voltado para jovens entre 14 e 24 anos e eles também precisam já ter o Ensino Fundamental concluído para ter acesso a um dos cursos gratuitos desejados. Portanto, quem ainda está em fase de conclusão não pode fazer.
Passo a passo para fazer a inscrição
Como já foi mencionado, é preciso residir no estado de São Paulo para ter acesso aos cursos gratuitos. No entanto, eles podem ser feitos à distância. Para isso, o aluno deve acessar o site da Novotec e, em seguida, clicar na opção “Novotec Virtual” e, posteriormente em “inscrições abertas”. No caso de primeiro acesso, o candidato deve se inscrever na plataforma.
Vale ressaltar que o principal objetivo da Novotec através dessa iniciativa é oferecer cursos profissionalizante com orientação vocacional e a partir daí oportunidades de estágios.
São diversas modalidades dos cursos e uma delas está presente no currículo das escolas estaduais do estado de São Paulo. Com isso, quem se interessa pode fazer uma das modalidades no contraturno da escola, garantindo assim, as vagas presenciais e também online.
Oportunidade melhorada no mercado de trabalho?
Um candidato à vaga que tem um certificado de qualificação profissional em mãos faz toda a diferença na hora de se candidatar a vaga para a área de atuação. Isso, porque os cursos têm o poder de agregar valor ao profissional e dar a ele a chance de também ser melhor remunerado.
Outra vantagem é a oportunidade de conhecer bem o mercado em que deseja trabalhar e isso é fundamental para o crescimento de carreira. Sobretudo, é importante dizer que, muitas empresas deixam parcerias fechadas com as instituições que fornecem os cursos. Dessa forma, como é o caso da Novotec os alunos podem fazer estágios, acelerando o processo de ingressar no mercado de trabalho de maneira definitiva futuramente.